7 dicas para prevenir crises de asma

Algumas mudanças no dia a dia podem ajudar a evitar crises, confira.

A asma é uma doença pulmonar crônica na qual há redução do calibre das vias respiratórias, provocando sibilos, sensação de aperto no peito e dificuldade para respirar. Saiba mais sobre a doença e como prevenir as crises a seguir.
Embora a asma seja uma doença crônica, as alterações que ocorrem durante a crise são temporárias, e os pulmões em geral funcionam normalmente fora dela. Entre os gatilhos mais comuns estão a exposição a fumaça de cigarro, poluição urbana, ácaros, baratas, animais de estimação e pólen.
Quando a doença começa ainda na infância, a frequência e a intensidade das crises tendem a melhorar com a idade e podem desaparecer na vida adulta. No entanto, alguns adultos têm recaídas, muitas vezes após infecções virais. Além disso, a asma é considerada um fator de risco em caso de Covid-19.
Algumas crises são logo revertidas por medicamentos broncodilatadores, que “abrem” as vias respiratórias. Outras são prolongadas e exigem uma injeção de adrenalina e corticosteroides.
Como prevenir crises de asma
É comum alergias alimentares desencadearem crises de asma; nesses casos, a identificação dos desencadeadores é muito difícil. As recomendações gerais abaixo ajudarão a diminuir as chances de crise ou complicações: