Esqueça a ideia de que uma dieta boa para o coração deve ser algo chato e sem sabor. Além de saborosa, ela pode ajudar a reduzir o colesterol e a pressão arterial, a perder peso e a melhorar não só a saúde cardíaca, mas a saúde geral. Comece pelo café da manhã, mas ignore o açúcar e as gorduras saturadas tão associadas a essa refeição. Em termos ideais, o café da manhã deve conter uma porção de grãos integrais, uma de laticínios e um pedaço de fruta. Também podemos incluir um ovo ou dois.

Anote essas 7 receitas deliciosas, sadias e nutritivas para você dar início a uma dieta para um coração saudável. Cada uma contém 300-500 kcal. O leite é sempre desnatado ou semidesnatado, isto é, com baixo teor de gordura.

Todas as receitas rendem 1 porção.

Vitalina/iStock

Vitamina

  • Em uma batedeira, junte ½ xícara de leite semidesnatado e de frutas vermelhas frescas ou congeladas (morango, framboesas ou mirtilos), e um potinho de iogurte de baunilha zero ou de iogurte natural.
  • 1 ou 2 fatias de torrada integral com 1 colher (chá) de creme vegetal de azeite de oliva.

antares71/iStock

Torrada com ovos mexidos

  • Em uma tigela pequena, bata 2 ovos com 1 colher (sopa) de leite semidesnatado e pimenta-do-reino moída na hora. Prepare os ovos em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva. Sirva os ovos mexidos com tomates grelhados ou com uma fatia de torrada integral.
  • 1 copo pequeno de suco de fruta.

wsmahar/iStock

Omelete de clara de ovo

  • Bata 3 claras de ovos até formar picos suaves. Em uma tigela pequena, junte 2 colheres (chá) de coentro fresco, ½ xícara de espinafre fresco, 1 tomate picado e 2 colheres (sopa) de queijo cheddar light. Cozinhe as claras em neve em uma frigideira antiaderente. Quando estiverem quase firmes, em ponto de omelete, espalhe a mistura de espinafre por cima e cozinhe por mais alguns minutos. Sirva a seguir.