Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como prisão de ventre e azia, depois de comerem certos alimentos. Seja pelo excesso de frituras, por ingestão de bebidas durante a refeição ou por intolerância alimentar, por exemplo. E o resultado é um mal-estar que inclui queimação no estômago, dores abdominais e enjoos.

No entanto, já é sabido que os alimentos têm poder curativo, e a solução para os problemas digestivos pode estar na própria alimentação.

A tradição de usar alimentos como ferramentas úteis para o sistema digestivo começou na Grécia Antiga, com Hipócrates. Ele recomendava farelo de trigo e cevada para curar constipação e má digestão, estratégia que ainda hoje faz sentido.

E certamente você já deve ter ouvido falar que as ameixas-pretas regularizam a função intestinal. Mas talvez você desconheça muitos outros alimentos com propriedades terapêuticas e benéficas ao sistema digestivo. Para ajudá-lo a se livrar do mal estar, preparamos uma lista com 9 alimentos medicinais úteis para a o sistema digestivo. Confira!

Confira 9 alimentos que auxiliam a digestão:

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1. Chás de hortelã-pimenta e menta

A infusão de folhas frescas de menta ou hortelã-pimenta, em água fervente por alguns minutos, produz uma bebida refrescante que melhora a digestão e alivia a indigestão.

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2. Funcho e sementes de funcho

Mascar ou comer funcho (erva-doce) ou sementes de funcho alivia a indigestão e as cólicas intestinais. Já o chá de funcho alivia náuseas, flatulência e distensão abdominal.


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3. Água

Essa ainda é uma das melhores soluções para a constipação, sobretudo se você ingerir a água de manhã cedo e em jejum. Procure beber pelo menos de oito a dez copos de água por dia, mas evite-a na hora das refeições.

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4. Iogurte

O consumo de iogurte estimula o crescimento de bactérias “amistosas” no intestino, que ajudam a regular o intestino e a digestão. Além disso, ele também ajuda a controlar a candidíase, causada pelo crescimento excessivo da levedura Candida albicans.

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