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Publicado em: 5 de março de 2020

9 alimentos medicinais que auxiliam a digestão

Da água ao funcho, a natureza oferece um tesouro medicinal que ajuda a curar muitos males e manter a boa saúde do sistema digestivo.

Imagem: RyanKing999/iStock
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Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como prisão de ventre e azia, depois de comerem certos alimentos. Seja pelo excesso de frituras, por ingestão de bebidas durante a refeição ou por intolerância alimentar, por exemplo. E o resultado é um mal-estar que inclui queimação no estômago, dores abdominais e enjoos.

No entanto, já é sabido que os alimentos têm poder curativo, e a solução para os problemas digestivos pode estar na própria alimentação.

A tradição de usar alimentos como ferramentas úteis para o sistema digestivo começou na Grécia Antiga, com Hipócrates. Ele recomendava farelo de trigo e cevada para curar constipação e má digestão, estratégia que ainda hoje faz sentido.

E certamente você já deve ter ouvido falar que as ameixas-pretas regularizam a função intestinal. Mas talvez você desconheça muitos outros alimentos com propriedades terapêuticas e benéficas ao sistema digestivo. Para ajudá-lo a se livrar do mal estar, preparamos uma lista com 9 alimentos medicinais úteis para a o sistema digestivo. Confira!

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Confira 9 alimentos que auxiliam a digestão:

  • Maya23K/iStock

    1. Chás de hortelã-pimenta e menta

    A infusão de folhas frescas de menta ou hortelã-pimenta, em água fervente por alguns minutos, produz uma bebida refrescante que melhora a digestão e alivia a indigestão.

    Conheça os benefícios dos chás para sua saúde!


  • bhofack2/iStock

    2. Funcho e sementes de funcho

    Mascar ou comer funcho (erva-doce) ou sementes de funcho alivia a indigestão e as cólicas intestinais. Já o chá de funcho alivia náuseas, flatulência e distensão abdominal.


  • MonthiraYodtiwong/iStock

    3. Água

    Essa ainda é uma das melhores soluções para a constipação, sobretudo se você ingerir a água de manhã cedo e em jejum. Procure beber pelo menos de oito a dez copos de água por dia, mas evite-a na hora das refeições.

    Veja 6 dicas para sempre se manter hidratado! 


  • alexialex/iStock

    4. Iogurte

    O consumo de iogurte estimula o crescimento de bactérias “amistosas” no intestino, que ajudam a regular o intestino e a digestão. Além disso, ele também ajuda a controlar a candidíase, causada pelo crescimento excessivo da levedura Candida albicans.

    Aprenda a preparar um delicioso Iogurte de leite de coco!


  • grafvision/iStock

    5. Psílio

    Elaborada a partir das sementes de uma planta, o psílio (psillium) é muito usado como fibra dietética para aliviar sintomas de constipação.

    Conheça também outros benefícios do gengibre!


  • fancycrave1/Pixabay

    6. Abacaxi ou Kiwi

    Abacaxi e kiwi são ótimas pedidas para depois das refeições, pois contêm enzimas que auxiliam a digestão.

    Confira os benefícios do abacaxi para sua saúde!


  • s-a-m/iStock

    7. Cardamomo

    Esse condimento é considerado benéfico nos problemas digestivos, como cólica intestinal, indigestão e flatulência. Ajuda a evitar o refluxo de ácido e a eructação.


  • hydrangea100/iStock

    8. Aspargo

    Essa hortaliça é rica em frutoligossacarídios, que estimulam o crescimento de bactérias intestinais “amistosas”, que, por sua vez, auxiliam a digestão e aliviam a indigestão.


  • nata_vkusidey/iStock

    9. Ameixa-preta

    Uma substância chamada hidroxifenilisatina, encontrada na ameixa-preta, estimula os músculos intestinais e evita a prisão de ventre. Essa substância é responsável pelo efeito laxante suave dessa fruta seca.

    Confira os benefícios da ameixa para sua saúde!


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