Se há um alimento que recebeu uma fama desmerecida de ser prejudicial à saúde é o ovo. Ele é uma fonte excelente e barata de proteínas de alta qualidade. Sua qualidade é tão alta que a proteína dos ovos é considerada pelos nutricionistas o parâmetro para classificar todas as outras. E o que a torna superior? Ela contém todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não consegue produzir sozinho) na proporção certa.

O ovo é constituído praticamente de proteína e gordura, então não tem impacto sobre a glicose no sangue. Por isso, ele se torna uma opção melhor para o café da manhã do que uma panqueca tradicional. Como todos os alimentos ricos em proteínas, ele pode ajudar no controle do apetite, mantendo você saciado por mais tempo. Mas os ovos têm muito mais benefícios. Conheça os principais e desmistifique esse alimento tão completo.

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1. Compre ovos enriquecidos com ômega-3

São mais caros, porém mais saudáveis. Em diversos estudos, ácidos graxos ômega-3 demonstraram trazer benefícios para tudo: da saúde mental (melhorando a memória e reduzindo o risco de depressão) ao funcionamento do coração. A dose diária recomendada de ácidos graxos ômega-3 para uma boa saúde é de mais ou menos 450 mg. Pesquisas mostram que muita gente não ingere nem metade disso em sua dieta.


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Se você come, por exemplo, menos do que uma porção de peixe gorduroso, como salmão ou cavalinha, uma vez por semana. Será difícil conseguir uma quantidade adequada de ácidos graxos ômega-3. Dessa maneira, usar ovos enriquecidos com esse nutriente vai ajudá-lo a atingir a ingestão ideal.


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2. Não se preocupe com o colesterol

É verdade que os ovos contêm muito colesterol. Mas é a quantidade de gordura saturada na comida – não a quantidade de colesterol – que tem o maior impacto no aumento dos níveis de colesterol no sangue e, portanto, num maior risco de infarto do miocárdio ou de acidente vascular cerebral (AVC).


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Um ovo de tamanho médio pode conter aproximadamente 12 vezes mais colesterol do que 25 g de queijo cheddar, mas o queijo é mais capaz de aumentar o colesterol no seu sangue, pois contém quase sete vezes mais gordura saturada do que o ovo.