A próstata é uma glândula que, aumentada, pode causar maior frequência miccional e problemas com o jato. Mais gravemente, de fato, essa glândula também fica propensa a alterações cancerígenas. Mas você pode fazer muitas coisas para manter sua próstata em boa saúde tanto agora quanto no futuro.

Veja também nosso artigo sobre hiperplasia prostática benigna (HBP).

  • 1 Coma castanha-do-pará todos os dias

    A castanha é rica em selênio, um mineral protetor. Num estudo americano de cinco anos, por exemplo, homens que consumiram 200 mcg de selênio ao dia tiveram 63% menos tumores na próstata. Em resumo, a castanha-do-pará é a melhor fonte – uma única contém 75 mcg.

    Paralaxis/iStock
  • 2 Os comprimidos seriam a causa?

    Homens que desenvolvem problemas miccionais devem pedir a seus médicos que revejam os medicamentos receitados para outros problemas. Dessa maneira, um estudo concluiu que diversos medicamentos – inclusive antidepressivos, anti-histamínicos, broncodilatadores e diuréticos – contribuem para 10% dos sintomas do trato urinário inferior em homens. Antes de começar um tratamento para dificuldades miccionais, pergunte ao seu médico se mudanças em sua medicação atual poderiam ser uma solução possível.

    artisteer/iStock
  • Acredite se quiser

    Não só para rugas

    Para homens com a próstata aumentada, que têm problemas para urinar, uma injeção de Botox, a toxina botulínica usada no tratamento antirrugas, nesse sentido, pode ser a solução. Um estudo mostrou que sua aplicação pode reduzir sintomas como micção frequente e ITUs por até um ano, quase sem efeitos colaterais.

    monkeybusinessimages/iStock
  • 3 Tente a ameixeira-africana (Pygeum africanum)

    O extrato da casca dessa árvore perene, por certo, pode ajudar a diminuir a próstata aumentada e, na França, tornou-se um dos tratamentos mais amplamente utilizados para essa doença. A ameixeira-africana é rica em fitosteróis anti-inflamatórios, os quais podem ser a origem de sua eficácia. Primeiramente, pergunte ao seu médico se esse remédio natural pode lhe ser benéfico.

    ©Internet
  • 4 Mastigue sementes de abóbora

    Elas são fontes de zinco, ou seja, mineral que os cientistas concordam que tem papel significativo na saúde da próstata. O zinco protege do aumento e das alterações cancerígenas. Coma um punhado de sementes cruas por dia. Outros alimentos que contêm zinco em abundância: mexilhões, carne, leite e derivados, germe de trigo e cereais integrais.

    Freeimages.com/AdrianaHerbut
  • 5 Saboreie cavala

    Um estudo mostrou que uma dieta pobre em gordura com suplementos de óleo de peixe, por quatro a seis semanas antes da remoção da próstata, pode retardar o crescimento do câncer de próstata. Nos homens que seguiram a dieta, o tecido do câncer de próstata apresentou menos células dividindo-se rapidamente, em comparação com aqueles que estavam comendo alimentos ocidentais tradicionais, ricos em gordura. O óleo de linhaça é outra excelente fonte de ácidos graxos ômega-3; adicione uma colher (sopa) do óleo à sua comida todos os dias para a saúde da próstata.

     

    Ls9907/iStock
  • 6 Coma mais tomate

    Homens que consumiram dez ou mais porções de tomate por semana cortaram em mais de 45% o risco de câncer de próstata segundo um estudo americano recente. O licopeno, que confere a cor vermelha ao tomate, em princípio, interfere na capacidade das células cancerígenas de se multiplicar, espalhar-se e invadir os tecidos do organismo. Tomates enlatados e cozidos, bem como os molhos de tomate, parecem ter o efeito anticancerígeno mais potente.

    GOSPHOTODESIGN/iStock
  • 7 Imergindo para relaxar

    Tomar um longo banho na banheira faz bem à próstata, reduzindo o inchaço e a inflamação. Portanto, faça uma relaxante imersão na banheira de 20 e 45 minutos por dia.

    MyImages_Micha/iStock
  • 8 Use o óleo de rícino

    Pesquisadores descobriram que o óleo de rícino – extraído da planta cróton nativa da Indonésia e das Ilhas do Pacífico – mata células do câncer de próstata e reduz os tumores nessa glândula. Por isso, pergunte ao seu médico sobre esse remédio natural.

    bdspn/iStock
  • 9 Fique frio durante a cirurgia

    Por fim, se seu médico solicitou uma biópsia transretal da próstata. Assim, coloque fones de ouvido que isolam o ruído externo e ponha Bach para tocar. Cerca de 20% dos homens acham altamente estressante esse procedimento invasivo. Num estudo americano, a pressão arterial diastólica foi medida em participantes submetendo-se à biópsia sem sedação; alguns haviam escutado Bach nos fones, outros não. A pressão arterial dos que não ouviram música estava significativamente mais alta.

    BrianAJackson/iStock
  • Segredos do sucesso

    Tipoia cirúrgica

    Após a cirurgia de próstata, cerca de 10% dos homens sofrem de incontinência urinária de estresse – perda do controle da bexiga induzida por espirro, tosse ou atividade física. Um novo tratamento cirúrgico envolve inserir uma bandagem de apoio através da uretra. Visto que a pressão desse suporte fecha a uretra e evita as perdas de urina, os primeiros resultados da técnica parecem promissores.

    Shidlovski/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!