Se uma das suas resoluções de ano-novo foi começar (ou recomeçar) a se exercitar, parabéns em primeiro lugar!  Tomar a decisão é o passo inicial que muitos precisam para se motivar. Não é novidade que praticar exercícios impacta positivamente muitos aspectos do corpo e da saúde. Mas por onde começar? Nós temos uma dica: que tal começar a andar de bicicleta?

Muitas pessoas escolhem o veículo, que, segundo pesquisas, vem sendo adotado cada vez mais nas grandes cidades. Na Holanda, elas já são realidade para a maioria da população, que as têm como um estilo de vida sustentável.

Que tal, então, você também começar a adotar esse hábito? Conheça alguns dos maiores benefícios para quem escolhe a bicicleta como fiel companheira no dia a dia:

Andar de bicicleta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental (Foto: g-stockstudio/iStock)

Andar de bicicleta pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental (Foto: g-stockstudio/iStock)

1. Ganho de energia

Suba na bicicleta se o cansaço já tomou conta de você. Segundo um estudo publicado na revista Psychotherapy and Psychosomatics, os níveis de energia melhoram em 20% e a fadiga diminui em 65% quando você pedala.

Os cientistas acreditam que a dopamina seja a responsável, apesar de ainda estarem estudando os efeitos energizantes do exercício.

Veja também: entenda como atividades ao ar livre podem fazer bem ao coração

Seu cérebro libera mais dessa substância química promotora do bem-estar quando você pedala. E não é preciso aumentar a velocidade para ter esse benefício. As maiores recompensas vieram para aqueles que pedalaram por uma hora num ritmo agradável.

2. Andar de bicicleta diminui o apatite

Pedalar pode fazer você ingerir menos alimentos nocivos à saúde, como sorvete e batata-frita. Isso porque a dopamina, além de promover a sensação de energia, também melhora o estado de ânimo, mantendo você longe de alimentos gordurosos e açucarados que melhoram o humor.

Veja também: conheça as atividades físicas ideais para cada problema que você enfrenta

Pedale rápido! Uma pesquisa britânica mostrou que 60 minutos de exercício vigoroso diminui a liberação de grelina (substância química estimulante do apatite). Um artigo de revisão publicado por pesquisadores da Universidade de Tufts afirma que o exercício ajuda a facilitar o emagrecimento, uma vez que pode criar uma “redução espontânea da fome”.

3. Melhora do estado de ânimo

Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que as pessoas, quando estão tristes, comem mais e uma quantidade maior de alimentos ricos em calorias e carboidratos que engordam. Pedale por 10 minutos para melhorar sua disposição e afastar a tristeza.

Outro estudo mostra que 30 minutos diários de atividade aeróbica, como pedalar, três a cinco dias por semana, afastam significativamente a depressão.

O ciclismo é uma atividade que faz bem para todas as idades (Foto: MNStudio/iStock)

O ciclismo é uma atividade que faz bem para todas as idades (Foto: MNStudio/iStock)

4. Tonifica os músculos

Quem quer andar de bicicleta pode se preparar para mais uma mudança física: a tonificação dos músculos. A atividade fortalece os músculos das pernas, quadris e músculos posteriores.

5. Você não precisa de muito dinheiro para começar

Se você acha que para andar de bicicleta é necessário investir em um equipamento caríssimo, pense duas vezes. É possível começar com uma bicicleta comum, que seja ao menos confortável e tenha marchas para que você se adapte ao percurso.

Veja também: entenda como fazer consertos em suas bicicleta

Se você já possui uma em casa, faça uma revisão geral. Leve-a a um especialista para trocar a câmara dos pneus, verificar se há furos, checar os freios e trocar o selim, se for necessário. Adicione também alguns equipamentos de segurança, como lanternas ou um capacete, e procure um local adequado para praticar. O total investido não será exorbitante e, além disso, você estará investindo em sua saúde!

6. Recupere seu corpo andando de bicicleta

Se você precisa de uma atividade que ajude o seu corpo a recuperar as articulações e prevenir doenças como a osteoporose, andar de bicicleta é a chave.

Veja também: o que os adolescentes devem saber sobre atividades físicas?

O exercício é incrivelmente benéfico para que seu corpo ganhe força e equilíbrio, além de evitar lesões como a osteoartrite.

7. Regule seu ritmo

Para obter os benefícios que a bicicleta pode oferecer ao seu corpo, não é necessário que você pratique a atividade todos os dias sob um ritmo intenso. Para muitas pessoas, o simples ato de pegar o veículo e começar a andar já traz um bem enorme.

Ao escolher um local seguro para praticar, comece aos poucos. Não sinta-se impelida a acelerar ao ver outros ciclistas, apenas siga o seu próprio ritmo. Pare para descansar quando for necessário, mas evite fazer paradas desnecessárias. A ideia é que a atividade seja prazerosa e, ainda assim, efetiva.

Procure pedalar em um ritmo agradável durante 10 minutos e aumente o esforço gradativamente, se você se sentir bem para isso.

Procure um local adequado em sua cidade para andar de bicicleta (Foto: diegograndi/iStock)

Procure um local adequado em sua cidade para andar de bicicleta (Foto: diegograndi/iStock)

8. Utilize o equipamento certo

Já dissemos que você não precisa de muito dinheiro para começar a pedalar, e é verdade. Entretanto preste atenção ao equipamento necessário. Se você vai começar a praticar o ciclismo como atividade constante, precisa se cuidar.

Vista roupas leves, arejadas, e prefira tênis do tipo utilizado em caminhadas. Antes de qualquer outro dispositivo que você queira levar consigo, pense principalmente na hidratação. Leve uma garrafa squeeze de pelo menos 500 ml para beber água durante a atividade.

Preste atenção também na sua segurança. O ideal é utilizar capacetes e outras proteções para as articulações de acordo com as suas necessidades.

9. Não deixe de visitar um médico antes de começar

Sua decisão de começar a se exercitar foi ótima! Mas cuidado: qualquer atividade física deve ser regulada por um médico.

Faça um check-up geral antes de começar. Veja se o seu coração está bem, e se você está apta a praticar exercícios físicos imediatamente ou se precisa de alguns cuidados especiais, principalmente em relação ao ritmo. Se estiver tudo bem, não perca tempo: suba na bicicleta e saia pedalando por aí!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!