9 passos para uma dieta boa para o coração

Não é de hoje que sabemos da importância de uma boa dieta para o nosso corpo. Mas você sabe como ter uma dieta que assegure a saúde do seu coração? Veja

Douglas Ferreira | 20 de Março de 2020 às 14:00

Não é de hoje que sabemos da importância de uma boa dieta para o nosso corpo. Mas você sabe como ter uma dieta que assegure a saúde do seu coração? Veja como garantir que os alimentos tragam benefícios ao coração com as dicas abaixo!

1 – Coma no mínimo cinco porções por dia

Comer verduras e legumes com um pouco de azeite de oliva, auxilia o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis. As vitaminas lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K.

2 – Opte por gorduras boas

Obtenha até 30% das calorias a partir da gordura. A maior parte provém de gorduras insaturadas – encontradas em abacates e frutos oleaginosos e sementes – que não elevam os níveis de colesterol.

3 – Tome o café da manhã

Em 2008, um estudo de Harvard, com 3 mil pessoas, descobriu que desfrutar de um bom café da manhã todos os dias – com grãos integrais, frutas e proteínas – corta o risco de ataque cardíaco.

4 – Reduza o sal

Na hora das compras, uma alternativa é escolher alimentos e bebidas com baixo teor de sódio, além de evitar alimentos processados.

5 – Restrinja a gordura saturada

Restrinja a gordura saturada que aparece em grande quantidade em laticínios integrais e carnes gordurosas e banha de porco.

6 – Leia os rótulos

Verifique os ingredientes a fim de evitar gordura saturada em alimentos processados, bolos e confeitaria.

Confira: 10 dicas para ajudá-lo a decifrar as informações do rótulo de alimentos

7 – Adote grãos integrais

Aumente a ingestão de grãos com alto teor de fibras para três porções diárias e corte o risco de um ataque cardíaco em 25%.

8 – Desfrute de alimentos com colesterol

Ovos podem entrar na dieta. São nutritivos e interferem pouco nos níveis de colesterol.

9 – Garanta fibras

Consuma muitos alimentos ricos em fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL). Boas fontes são: aveia, feijão, lentilha, frutas, verduras e legumes.