Confissões de um mosquito muito chato

O aedes aegypit se pudesse falar diria do que mais gosta. Aqui você encontra os cenários que são mais propícios ao desenvolvimento desse mosquito.

Redação | 2 de Março de 2019 às 16:00

sanchairat/iStock -

Eis algumas de suas revelações: quem eles preferem picar, onde gostam de ficar e quais os repelentes que mais detestam. (Esses segredos nos alertam para a prevenção das doenças transmitidas por um deles, o Aedes aegypti: febre amarela, febre chikungunya, dengue e o zica vírus).

“Adoramos quando você sua.”

Acha que somos atraídos pelo aroma do seu “sangue doce”? Pois na verdade é o dióxido de carbono que você exala que nos faz ir atrás. Quanto mais forte a respiração, maior a emissão de CO2, e você fica muito atraente depois de uma corridinha.

“Adora cerveja? Nós também.”

Parece maluquice, mas sabemos que você bebeu porque a química da pele muda e nos atrai.

“Está grávida? Que delícia!”

As grávidas emitem mais dióxido de carbono e a temperatura da barriga fica mais alta; tudo isso nos guia diretamente para você. Desculpe, fofa. Detesta ser picado? A culpa é das damas. Não gostamos de admitir, mas os mosquitos machos não sugam sangue humano; seu alimento é o néctar das plantas. Nós, fêmeas, precisamos do seu sangue, que contém uma proteína que ajuda a desenvolver nossos ovos. Depois de uma refeição de sangue, podemos pôr de 100 a 400 ovos.

“Pés com chulé são deliciosos!”

Os cientistas mostraram que achamos seus dedos do pé dez vezes mais atraentes que o queijo mais fedorento (mas a parte do seu corpo de que mais gostamos é a mão). Para fugir de nós numa festa, não fique nos cantos. Quando farejamos uma massa de dióxido de carbono, voamos nessa direção; ao chegar lá, é mais fácil atacar quem está nas beiradas do que quem está no meio da confusão.

“Não gostamos nadinha de jardins bem cuidados.”

Preferimos ficar em vegetação densa e crescida. Quanto mais escuro e úmido, melhor. Se você apara o gramado, limpa a piscina e poda os arbustos, seu quintal não fica muito atraente. Remover poças de água estagnada também é ótimo para nos repelir; é nelas que pomos ovos.

“Adoramos quando você compra repelente sem DEET (N,N-dimetil-meta-toluamida).”

O DEET e a picaridina são os tipos mais fortes para nos manter a distância. Cada tipo bloqueia receptores diferentes que nos permitem encontrar você. Também não gostamos de eucalipto-limão nem do composto IR3535, embora eles sejam um pouco mais fracos do que o DEET e a picaridina.

“Pôs no quintal aquelas armadilhas que emitem CO2?”

Beleza! Você deve estar se achando muito esperto com esses aparelhinhos que emitem gás carbônico para nos atrair para uma armadilha. Só que eles atraem mais mosquitos do que conseguem pegar, e isso aumenta nossa presença no seu quintal. Os aparelhos de ultravioleta também não adiantam. Só uma pequena parte dos insetos que eles matam são mosquitos.

Organizado por LAURA GELMANO