Faça uma busca
Saúde

Agosto dourado: saiba tudo sobre o mês do aleitamento materno

Conheça os três pilares da campanha Agosto Dourado de 2020 e seus significados

Escrito por:

Thaís Garcez

Redator
agosto dourado
NataliaDeriabina/iStock
Publicado em: Última atualização:

No Brasil, desde 2017, dedica-se o oitavo mês do ano à campanha Agosto Dourado; que remete ao padrão ouro de qualidade que esse alimento tem. A campanha vem somar à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1 a 7 de agosto.

O objetivo da campanha é incentivar o aleitamento materno, mostrando a importância e os benefícios para a saúde e o desenvolvimento do bebê. Além disso, busca informar e apoiar as mães nesse momento de doação.

A cada ano o Agosto Dourado apresenta uma pauta. Este ano, a campanha traz à discussão três cuidados necessários: cuidar em tempos de Covid-19, cuidar do planeta e cuidar da comunicação, com foco no aconselhamento.

Triplo cuidado no Agosto Dourado 2020

A ciência afirma que a amamentação pode ser feita mesmo que a mãe esteja com covid-19, pois o vírus não é transmitido pelo leite. Já os anticorpos, sim. Porém, se o caso for grave, é preferível que outra pessoa amamente o bebê com o leite que foi tirado da mãe.

A campanha também chama a atenção para o cuidado com o planeta. Sendo o aleitamento materno o meio mais natural de alimentação, ele não gera resíduos e não aumenta a pressão por mais áreas de pastagens. Portanto, reduz a emissão de gases tóxicos.

O Agosto Dourado também contempla o cuidado necessário com as mães. Ou seja, é preciso ouvir as necessidades e dificuldades de cada família e, por meio da comunicação, tornar mais fácil para todos a amamentação.