Somente quem enfrenta esses problemas todos os dias sabe o desafio que essas palavrinhas representam… Asma e alergias respiratórias, como a bronquite crônica e a sinusite alérgica, não têm cura – são condições crônicas que devem ser controladas ao longo da vida. A boa notícia é que, quando nos informamos e seguimos à risca o que os médicos recomendam, conseguimos uma qualidade de vida satisfatória, convivendo com essas condições.

O primeiro passo para manter o problema sob controle é consultar um médico, tirar todas as suas dúvidas com ele e seguir o tratamento prescrito. Uma das dificuldades é que recebemos tantas informações – muitas vezes até contraditórias – que fica difícil saber em qual acreditar. É aqui que nós entramos, desvendando estes 5 grandes mitos relacionados a alergias e asma. Confira!

Quer informações completas? Conheça Alívio para alergias e asma.

MITO 1: 

Algumas raças de cães, como chihuahuas, são melhores para quem tem alergias e asma.

REALIDADE: É a proteína encontrada na saliva, na caspa e na urina do animal que causa alergia, e não o pelo. Como todos os cães têm caspa, saliva e urina, não existem raças específicas que sejam mais adequadas para pessoas com alergias e asma.

MITO 2: 

A asma pode ser curada.

REALIDADE: A asma não tem cura. Entretanto, com diagnóstico e tratamento adequados, é possível levar uma vida normal e ativa, com pequena perturbação da qualidade.

MITO 3: 

Mudar-se para regiões quentes e secas cura alergias e asma.

REALIDADE: Talvez a mudança para regiões de clima quente e seco alivie os sintomas da alergia por alguns meses, mas podem surgir novas alergias – por exemplo, a plantas locais –, em um curto período. Não existe um lugar onde você possa escapar das alergias e da asma.

MITO 4:

A asma desaparece quando as crianças crescem.

REALIDADE: A asma é um estado crônico de hiper-responsividade. Em algumas crianças os sintomas desaparecem na adolescência, ao passo que em outras se agravam; no entanto, a tendência à hipersensibilidade das vias aéreas permanece. Infelizmente, não há como prever o progresso clínico de uma criança.

Saiba mais sobre alergias e asma nas crianças.

MITO 5: 

As alergias são inofensivas.

REALIDADE: As alergias são um problema grave e devem ser tratadas de forma adequada. Caso contrário, podem reduzir a qualidade de vida, o que inclui o comprometimento do sono e da capacidade de aprendizado. Quando não tratadas, também podem causar outros problemas respiratórios crônicos, como asma e sinusite, e distúrbios cutâneos, como eczema e urticária. Algumas alergias, como a alimentos, medicamentos e picadas de insetos, podem causar anafilaxia, uma forte reação que pode ser fatal.

Mas lembre-se de que existem medidas que você pode tomar para prevenir as crises alérgicas e de asma.