Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de setembro de 2019

7 maneiras de prevenir a asma em seus filhos

Pequenas atitudes podem ser cruciais no controle da asma

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/Istock

Por mais incrível que possa parecer, a prevenção da asma começa no útero. Com algumas dicas você consegue reduzir o risco de seu filho vir a desenvolver asma.

Confira 7 dicas para a prevenção da asma:

1. Tenha uma alimentação adequada na gravidez

É fundamental uma dieta rica em vitamina E e zinco. Esses nutrientes influenciam o desenvolvimento dos pulmões e do sistema imunológico. Pelo menos dois estudos revelaram que níveis baixos na gravidez aumentam o risco de alergias e asma nas crianças. Inclua na sua dieta também peixes gordurosos, como salmão e sardinha, duas vezes por semana. Pesquisas mostraram que as gorduras saudáveis fornecidas por peixe e óleo de peixe durante a gravidez reduzem o risco de asma para o bebê, possivelmente por proporcionar um desenvolvimento mais saudável do seu sistema imunológico. No entanto, evite as tirinhas de peixe à milanesa, que podem na verdade aumentar o risco de asma para seu filho, talvez por causa dos altos níveis de gordura trans, que é inflamatória.

Confira os alimentos ricos em vitamina E!

2. Pare de fumar

A ligação entre exposição ao fumo passivo na infância e asma é inegável. Felizmente, o número de fumantes no Brasil tem diminuído. Porém, muitas pessoas ainda encontram dificuldade em largar os cigarros. Se você quer saber como abandonar o hábito de fumar de uma vez por todas, confira 4 produtos que podem ajudá-lo. 

3. Vacine seu filho contra alergia

Se seu filho for alérgico, a imunoterapia – oral ou injetável – ajudará a protegê-lo contra o desenvolvimento de asma. A maneira de evitar permanentemente crises alérgicas é dar um “choque” no sistema imunológico com imunoterapia – sim, as vacinas contra alergia, que você toma em um período de vários meses ou anos, contêm doses cada vez maiores da substância à qual você é alérgico. Como resultado, com o tempo, o seu sistema imunológico passa a tolerar o alérgeno.

4. Amamentação

Amamente seu filho no peito por, pelo menos, seis meses. Isso irá aumentar sua imunidade e protegê-lo de doenças, tornando-o mais saudável. 

Aleitamento materno – a primeira vacina do bebê

5. Adie os alimentos sólidos

Seu filho deve ter seis meses ou mais antes de comer cereais ou alimentos sólidos.

6. Evite antiácidos na gravidez

Pesquisadores descobriram que tomar bloqueadores de H2 durante a gravidez aumenta em mais de 50% o risco de asma em bebês. Por isso, evite a cimetidina, famotidina e ranitidina ou inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol e o esomeprazol 

7. Limite a exposição a ácaros

Pesquisadores britânicos que acompanharam 120 crianças do nascimento aos oito anos descobriram que as que receberam leite materno e que tiveram exposição limitada a ácaros em virtude de protetores de colchão e pesticidas tinham 76% menos probabilidade de ter asma e 87% menos probabilidade de ter alergia aos oito anos. 

6 dicas para ter uma casa à prova de alergia

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close