No dia a dia, por vezes passamos por situações estressantes que acabam deixando até nossos músculos tensos. E como não temos um massagista à disposição 24 horas para nos ajudar, é preciso improvisar com uma automassagem!

Os benefícios da automassagem

Uma automassagem pode ajudar a reduzir a tensão muscular, aumentando o fluxo de oxigênio para os músculos. Além disso, algumas pesquisas mostram que receber massagens regulares também é certamente útil para a imunidade, graças ao estímulo à produção de glóbulos brancos. Até a produtividade pode melhorar. No entanto, o que pouca gente sabe é que, além de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, a massagem também pode promover a boa forma, pois ajudar a eliminar gorduras localizadas e a diminuir a retenção de líquidos.

Posição no trabalho pode piorar as dores

Pessoas que passam o dia todo sentadas em frente ao computador, em escritórios ou em home office, podem acabar com dores seríssimas. As dores no pescoço, por exemplo, podem ser causadas pela má postura. Para evitá-las, procure mantê-lo ereto. Ajeite o monitor a uma altura confortável, de forma que o seu pescoço não abaixe. Além disso, apoie seus braços sempre que possível em encostos apropriados.

Já as dores nas costas podem ser sintomas de algo mais sério, como problemas na lordose da coluna. No entanto, melhorar a postura tanto sentado quanto em pé pode evitá-las. Prefira cadeiras ergonômicas que se encaixam à sua coluna, e, em pé, policie-se quanto à postura e mantenha a coluna reta. Isso pode, inclusive, mudar o seu humor e a sua mensagem corporal para os outros. Uma pesquisa de 2010, por exemplo, demonstrou que uma postura corporal correta aumenta a confiança e diminui as chances de parecer fraco. Uma dica preciosa para pôr em prática em reuniões de família ou no trabalho, não é?

Veja abaixo 11 exercícios para eliminar as dores no corpo:

KatarzynaBialasiewicz/iStock

1. Alivie a dor nos antebraços

Muitas posições, como a de pessoas que trabalham muito tempo no computador, causam dores frequentes. Uma delas concentra-se no antebraço. Para eliminar o desconforto, faça o seguinte: com a palma da mão virada para cima, agarre o antebraço dolorido com a outra mão. Movimente a mão agarrada ao antebraço levemente, aplicando certa pressão, enquanto gira o antebraço de forma circular. Quando sua mão chegar ao pulso, repita o movimento ou passe para outro antebraço.


structuresxx/iStock

2. Massageie o estômago após cada refeição

A maioria de nós faz isso instintivamente, em especial após comer demais. Posicione uma palma ou as duas sobre o abdome e friccione no sentido horário. Esta é a direção em que o alimento naturalmente se move para o intestino, de modo que esta massagem circular estimula a digestão.


OlgaMiltsova/iStock

3. Massageie as mãos diariamente – sempre que passar creme

Comece com a parte de baixo das palmas, entrelaçando os dedos e esfregando as palmas em movimentos circulares. Então, com as mãos ainda entrelaçadas, use um polegar para massagear a área logo abaixo do outro polegar em movimentos circulares, movendo-o para fora, para o meio da palma. Repita com a outra mão. Em seguida, solte os dedos e use os polegares e indicadores para massagear as palmas, os pulsos e a pele entre os dedos. Com uma mão, puxe cada dedo da outra mão suavemente. Finalize usando o polegar e o indicador para beliscar a pele entre o polegar e o indicador da outra mão.


sergunt/iStock

4. Aperte uma bola de tênis para liberar tensão 

Se você está sentindo o pé tensionado, fique de pé apoiando uma das mãos em uma parede, para ter apoio, e coloque o arco do pé sobre a bola. Gradualmente, aumente o peso do corpo sobre o pé, de modo que a bola pressione o arco. Comece a mexê-lo devagar, permitindo que a bola massageie o calcanhar, a parte da frente do pé e os dedos. Se a bola de tênis for grande demais para o seu pé, experimente uma bola de golfe.

Você pode, também, deitar sobre a bola para alcançar aquele lugar difícil entre as omoplatas, ou para aliviar a tensão da lombar. Para tensão nos quadris, sente-se na bola, mexendo o quadril e segurando-a em um ponto que propicie conforto.