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Publicado em: 29 de julho de 2019

Bicicleta ergométrica: 13 benefícios do exercício que elimina até 800 calorias

Não é porque você não sai do lugar que se exercitar na bicicleta ergométrica vai ser monótono. Conheça as aulas de bike indoor.

Imagem: JackF/iStock
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Pedalar sem sair do lugar de forma motivadora e divertida é o objetivo do bike indoor. (Bike indoor? É como são chamada nas academias as aulas coletivas na bicicleta ergométrica, que a cada dia conquista novos adeptos.) É uma das atividades preferidas das mulheres nas academias. Sobretudo por gerar alto gasto calórico e fortalecer pernas e coxas.

A aula permite que os alunos simulem trajetos, como se estivessem nas ruas, percorrendo descidas, subidas e lugares planos. Tudo acompanhado por muita música e um instrutor incentivando os alunos.

O objetivo da modalidade é enrijecer os membros inferiores, queimar gordura, aumentar a resistência do corpo e principalmente auxiliar na perda de peso.

Durante a primeira aula é normal não conseguir se adaptar ao ritmo intenso, no entanto, com a prática regular, o corpo tende a se tornar mais resistente, podendo assim elevar a frequência e a intensidade do exercício.

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Bike indoor também é uma excelente opção para aqueles que não podem realizar atividades de alto impacto, como as corridas.

História da bicicleta ergométrica

A modalidade foi criada em 1980, por Johnny Goldberg, ciclista americano. Seu objetivo era atravessar os Estados Unidos em apenas oito dias e para isso precisava treinar de forma intensa e diariamente. Como as condições climáticas eram desfavoráveis, ele criou a bicicleta ergométrica de modo a simular as dificuldades de um treinamento. A partir disso surgiu à prática que atualmente toma conta das academias do país.

Veja na galeria a seguir os benefícios da prática na bicicleta ergométrica e dicas para você aproveitar ao máximo os treinos:

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  • monkeybusinessimages/iStock

    1. Queima muuuitas calorias

    Na prática do bike indoor, o gasto calórico é muito alto. Estima-se que, uma aula de bike indoor de 50 minutos tenha um gasto calórico aproximado de 500 a 800 calorias.

    E o melhor é que mesmo depois de quatro horas do término do exercício seu corpo continua queimando calorias. Isso ocorre por se tratar de um treino de alta intensidade, que acelera o metabolismo.

     


  • Bojan89/iStock

    2. Tonifica os músculos

    Se você não tem muita paciência para puxar ferro na academia, mas mesmo assim quer tonificar seus músculos, a bicicleta ergométrica é uma alternativa interessante. Por isso, se seu objetivo é tonificar músculos, invista nas variações de velocidade e intensidade.


  • fizkes/iStock

    3. Fortalece o sistema cardiovascular/respiratório

    Este é um dos grandes benefícios dos exercícios aeróbicos. Com a bicicleta, não é diferente.

     


  • kzenon/iStock

    4. Enrijece a musculatura das pernas e dos glúteos

    Não são só as pernas que se beneficiam com esses exercícios. Os glúteos também agradecem. Na prática da pedalada, glúteos e pernas são os músculos mais afetados.

     


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    5. Reduz o estresse

    O estresse é um dos maiores vilões da qualidade de vida de uma pessoa. Ele prejudica o sono, o trabalho e até o lazer. Já foi comprovado cientificamente que a prática regular de atividades física ajuda a reduzir o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse.

    Por isso, é importante descobrir um esporte que te agrade e que você sinta prazer em praticar. Se você gosta de pedalar, o bike indoor pode ser uma opção para você.


  • Mladen Zivkovic/iStock

    6. Ajuda na circulação sanguínea

    Por mesclar atividade aeróbica de média e alta intensidade, a prática do bike indoor ajuda a promover a circulação sanguínea do corpo.

    Dessa forma, diminuem as chances de paradas cardiorrespiratórias, uma vez que os pulmões recebem oxigênio de maneira mais intensa em razão do bombeamento sanguíneo adequado.


  • nd3000/iStock

    7. Aumenta a transpiração

    Muita gente acha que suar emagrece. Porém, especialistas dizem que a consequência mais nítida do suor é a eliminação mais rápida dos resíduos metabólicos pela pele. Como os rins, o suor é um importante agente de eliminação de impurezas. Mas além disso, o suor também é imprescindível para manter a homeostasia dos órgãos, ou seja, preservar a temperatura normal do corpo, que gira em torno de 36° e 37°.


  • Bojan89/iStock

    8. Ajuda a trabalhar o foco

    A prática regular de exercícios promove um senso de dever cumprido, que nos impulsiona a conquistar novos desafios e metas. Manter uma constância nos exercícios pode ser desafiador no início, mas, depois que se transforma em um hábito, fica mais fácil. E, aos poucos, você vai trabalhando o seu foco e seu senso de prioridade.


  • monkeybusinessimages/iStock

    Para obter o melhor resultado ao se exercitar na bicicleta ergométrica, fique atento às dicas a seguir:

    9. Alongue-se  no início e no final de cada aula ou sessão de treino

    Assim você vai evitar as lesões musculares.

     


  • jacoblund/iStock

    10. Não pedale com a ponta dos pés

    A posição correta é com os pés firmemente apoiados no pedal.

     


  • AnnaPustynnikova/iStock

    11. Não pedale com fome

    Faça um lanche antes da aula e beba muita água durante a atividade.

    Um iogurte com cereais ou uma barra de cereais são boas opções.

     


  • SokRom/iStock

    12. Deixe o bumbum bem para trás e para cima e abaixe o tronco

    Essa posição favorece a potencialização dos resultados.

     


  • Jaim924/iStock

    13. Consulte o médico

    Para praticar bike indoor, não há restrição de idade nem peso. No entanto, para as aulas na academia, é fundamental ter atestado médico informando que está apto a realizar a atividade.

    E mesmo que você pratique em casa, é essencial que seu médico autorize o exercício.


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