Faça uma busca


|
Publicado em: 29 de julho de 2019

Bicicleta ergométrica: 13 benefícios do exercício que elimina até 800 calorias

Não é porque você não sai do lugar que se exercitar na bicicleta ergométrica vai ser monótono. Conheça as aulas de bike indoor.

Imagem: JackF/iStock

Pedalar sem sair do lugar de forma motivadora e divertida é o objetivo do bike indoor. (Bike indoor? É como são chamada nas academias as aulas coletivas na bicicleta ergométrica, que a cada dia conquista novos adeptos.) É uma das atividades preferidas das mulheres nas academias. Sobretudo por gerar alto gasto calórico e fortalecer pernas e coxas.

A aula permite que os alunos simulem trajetos, como se estivessem nas ruas, percorrendo descidas, subidas e lugares planos. Tudo acompanhado por muita música e um instrutor incentivando os alunos.

O objetivo da modalidade é enrijecer os membros inferiores, queimar gordura, aumentar a resistência do corpo e principalmente auxiliar na perda de peso.

Durante a primeira aula é normal não conseguir se adaptar ao ritmo intenso, no entanto, com a prática regular, o corpo tende a se tornar mais resistente, podendo assim elevar a frequência e a intensidade do exercício.

Bike indoor também é uma excelente opção para aqueles que não podem realizar atividades de alto impacto, como as corridas.

História da bicicleta ergométrica

A modalidade foi criada em 1980, por Johnny Goldberg, ciclista americano. Seu objetivo era atravessar os Estados Unidos em apenas oito dias e para isso precisava treinar de forma intensa e diariamente. Como as condições climáticas eram desfavoráveis, ele criou a bicicleta ergométrica de modo a simular as dificuldades de um treinamento. A partir disso surgiu à prática que atualmente toma conta das academias do país.

Veja na galeria a seguir os benefícios da prática na bicicleta ergométrica e dicas para você aproveitar ao máximo os treinos:

monkeybusinessimages/iStock

1. Queima muuuitas calorias

Na prática do bike indoor, o gasto calórico é muito alto. Estima-se que, uma aula de bike indoor de 50 minutos tenha um gasto calórico aproximado de 500 a 800 calorias.

E o melhor é que mesmo depois de quatro horas do término do exercício seu corpo continua queimando calorias. Isso ocorre por se tratar de um treino de alta intensidade, que acelera o metabolismo.

 


Bojan89/iStock

2. Tonifica os músculos

Se você não tem muita paciência para puxar ferro na academia, mas mesmo assim quer tonificar seus músculos, a bicicleta ergométrica é uma alternativa interessante. Por isso, se seu objetivo é tonificar músculos, invista nas variações de velocidade e intensidade.


fizkes/iStock

3. Fortalece o sistema cardiovascular/respiratório

Este é um dos grandes benefícios dos exercícios aeróbicos. Com a bicicleta, não é diferente.

 


kzenon/iStock

4. Enrijece a musculatura das pernas e dos glúteos

Não são só as pernas que se beneficiam com esses exercícios. Os glúteos também agradecem. Na prática da pedalada, glúteos e pernas são os músculos mais afetados.

 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados