Uma em cada cinco mulheres sofre de infecção do trato urinário – ITU ou cistite (quando afeta a bexiga) – pelo menos uma vez por ano. Os homens apresentam o problema com menos frequência porque sua estrutura é diferente. Se você tiver uma ITU, o médico pode lhe receitar antibióticos. Tente estas dicas para abreviar a infecção e aliviar a dor.

Recorra ao bicarbonato

Assim que sentir aquela fisgada reveladora ao urinar, utilize o bicarbonato de sódio. Primeiro, beba dois copos de água pura, depois um quarto de colher (chá) de bicarbonato dissolvido em 125 ml de água. Como resultado, o bicarbonato deixa a urina menos ácida, tornando a micção menos dolorosa. O citrato de potássio, disponível em farmácias, funciona da mesma forma.

Identifique os gatilhos da dor

De fato, alguns alimentos e bebidas parecem irritar a bexiga, portanto evite-os durante uma crise de cistite. São eles: chá, café, álcool, bebidas gaseificadas, sucos cítricos e de tomate e pratos condimentados. Desse modo, se descobrir quais são os alimentos que pioram seus sintomas, poderá manter distância deles durante crises futuras.

Coma iogurte com bactérias vivas

Segundo um estudo finlandês, mulheres que comem queijo e iogurte têm menos ITUs, talvez porque esses alimentos contêm bactérias benéficas que afastam os germes nocivos. Comer diariamente dois ou três potes de iogurte com bactérias vivas – os probióticos – ajuda a evitar a crise. E, se estiver tomando antibióticos contra uma ITU, ingerir iogurte com probióticos pode ajudar a restaurar as bactérias benéficas que eles destroem.

Use mais alho

O alho é conhecido como antibiótico da natureza, porque contém poderosos compostos antibacterianos. Quando sentir os sintomas de uma ITU se instalando, descasque dois dentes frescos de alho, amasse-os e coloque-os numa xícara de água fervida e ligeiramente resfriada. Ou seja, deixe em infusão por 5 minutos, depois beba.

Use uma planta medicinal

As ervas desempenham três papéis no alívio das ITUs: estimulam o sistema imunológico, atuam como diurético (substância que faz você excretar maior volume de urina) para eliminar as bactérias e abrandam a infl amação.

Equinácea melhora o sistema imune. Use a tintura de equinácea ou beba três xícaras de chá de equinácea diariamente.

Aparina, diurético suave, vendido em formato de tintura ou de cápsulas.

Ligústica, erva anti-inflamatória e antibacteriana com propriedades diuréticas. Derrame uma xícara de água fervente sobre duas colheres (chá) da raiz seca e picada. Ou seja, deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba.

Urtiga, diurético natural. Tome o chá feito com uma colher (chá) de urtiga seca em uma xícara de água fervida.

Vara-de-ouro. Esse antigo remédio está tendo nova popularidade entre os fi toterapeutas. Age como diurético, antisséptico urinário e estimulante do sistema imunológico. Faça uma infusão com 2 g da erva numa xícara de água fervente. Beba três xícaras por dia.

Deixe a água levar as ITUs

A maneira de lavar suas roupas íntimas pode reduzir seu risco de ITUs. Eis algumas dicas:

Escolha sabão em pó não biológico. Os resíduos de produtos biológicos nos tecidos podem irritar a área genital, tornando-a mais suscetível a infecções.

Use água quente. Para destruir as bactérias, lave suas roupas íntimas a 60°C ou mais. Fibras naturais, como algodão e linho, melhores para a saúde do trato urinário, suportam bem a lavagem com água quente. Verifique as cores que desbotam.

Enxágue completamente – na dúvida, programe um ciclo de enxágue extra na máquina de lavar.

Vença com cranberry

Torne o suco de cranberry parte de sua estratégia de proteção contra as ITUs. Uma revisão fidedigna de uma pesquisa sobre a eficácia do cranberry na prevenção das ITUs mostrou que beber seu suco pode reduzir o número de episódios por um período de 12 meses, em particular em mulheres que sofrem de crises recorrentes. Alguns médicos sugerem que mulheres que estão tomando antibióticos para cistite também devem tomar o suco de cranberry para evitar as infecções de repetição.

SEGREDOS DO SUCESSO

Mais sobre o suco de cranberry

Há algum tempo se sabe que cranberry contém uma substância química que impede a bactéria de fixar-se à parede do trato urinário. Mas não ficou claro como os flavonoides da planta – os responsáveis pelos poderes especiais do cranberry – devem ser tomados. No entanto, as mulheres devem tomar o suco regularmente ou apenas engolir um comprimido de cranberry? Novas pesquisas americanas sugerem que não é possível isolar as proantocianinas (PACs), colocá-las numa cápsula e esperar que façam o mesmo trabalho que o suco. Um estudo de laboratório mostrou que o suco de cranberry é muito mais eficaz do que as PACs sozinhas na prevenção da formação do biofilme, que acarreta as ITUs.

Conheça também os benefícios da amora.

 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!