Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de setembro de 2019

Como evitar flacidez e outras 3 dicas de saúde

Livre-se desse mal que acomete principalmente as mulheres.

Imagem: mheim3011/iStock

Muitas pessoas sofrem com a flacidez. Se você quer aprender como se livrar desse problema, confira essas e outras dicas de especialistas!

Xô flacidez

O que fazer para acabar com a flacidez nos braços? Existe diferença entre homem e mulher?

A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos. Tais como falta de exercícios físicos e alimentação inadequada

"Pode ser da pele, dos músculos ou de ambos, mas a pele tende a acompanhar a tonicidade dos músculos", diz Filipe. 

Com a idade, o fumo, a falta de exercícios e outros fatores, a pele passa a produzir menos fibras, tanto as de colágeno como as elásticas, que são as mais importantes para a tonicidade. O que favorece, assim, a flacidez. 

E a musculatura também perde o tônus. 

"A mulher tem mais facilidade de ter flacidez do que o homem por motivos hormonais. O estrogênio, um hormônio feminino, favorece o acúmulo de gordura, a pele flácida", explica Filipe. 

Para amenizar o quadro, as atividades físicas ajudam a garantir o tônus muscular e evitam o "efeito sanfona".  Outro cuidado importante é o uso de filtro solar, pois o sol destrói as fibras elásticas da pele. "Tratamentos recomendados por dermatologistas também são indicados, mas, em casos mais graves, apenas cirurgias podem resolver", alerta o personal trainer

Magra com saúde

O que é melhor para perder peso rapidamente: correr ou fazer musculação?

A corrida está no topo da lista dos exercícios que mais queimam calorias. O valor varia de acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo e o passo de cada um. 

"Correndo é possível manter a frequência cardíaca em uma zona específica de maior queima calórica por um longo tempo. Em curto prazo, a corrida tem resultado mais eficaz"., ensina Filipe Duarte, personal trainer e professor de Educação Física do Rio de Janeiro. Mas a musculação também é um ótimo exercício para o consumo de calorias, já que o aumento da massa muscular faz o metabolismo aumentar. 

"A questão é que a musculatura de um sedentário precisa de tempo para se adaptar aos treinamentos e começar a se desenvolver. O melhor é unir treinamento e cuidados com a saúde, conciliando a corrida a e a musculação", acrescenta ele. 

Pele sem manchas

Fiz depilação com cera, tomei sol e fiquei manchado. O que fazer? 

"Como pode ter acontecido uma queimadura térmica pela cera quente ou uma dermatite alérgica, é preciso evitar qualquer exposição solar posterior", enfatiza a dermatologista Ivone Rozenbaum. Se não for possível, a pessoa deve caprichar no uso de filtro solar com fator de proteção acima de 30.

"Medicamentos com efeito despigmentante devem ser prescritos apenas por um dermatologista", adverte ela. 

Acabe com as varizes

Qual o melhor tratamento para vasinhos nas pernas?

Os melhores tratamentos para as microvarizes podem ser realizados com laser NDYAG (neodymiumdoped yyttrium aluminium garnet). Ou injeção, diretamente na luz dos microvasos, com substâncias escleorosantes sob a forma de espuma densa (escleroterapia).

"Ambos os métodos são eficazes, com frequência mensal". É o que afirma Fernando de Carvalho, presidente da Asssociação Internacional de Cirurgia Cosmética (AICC). "Mas é preciso evitar a exposição ao sol para não manchar a pele no local das aplicações", completa ele. 

Agora que você aprendeu a evitar a flacidez, confira outras dicas de saúde!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close