Nossa movimentada rotina parece deixar cada vez menos espaço para comer com calma. Pesquisas recentes demonstram que apenas 30% dos trabalhadores australianos fazem uma pausa para almoçar. Os restantes 4 milhões simplesmente não almoçam, ou almoçam trabalhando. Claro que no primeiro momento pode ser complicado ajustar a rotina e resistir à tentação de trocar uma boa refeição por um salgado na lanchonete mais próxima. Mas existem maneiras de contornar isso. Confira algumas  dicas para manter a alimentação saudável no trabalho:

 

A marmita é indispensável

Prepare o almoço em casa, arrume em um recipiente de plástico reutilizável e leve para o trabalho em uma bolsa térmica. Além de conveniente, esse recurso lhe permite controlar o que come – ingredientes, qualidade, sabor e frescor. Crie uma refeição que seja saudável e interessante ao máximo.

 

Salada esperta

Prepare uma salada que tenha proteína: ovo, frango, atum, salmão, carne assada fatiada, leguminosas, tofu ou ricota, queijo feta ou cottage. Deixe o molho – à base de vinagre, e não cremoso – em um recipiente à parte, para que a salada se mantenha crocante. Outra ideia é separar, em pequenos recipientes, ervilhas, fatias de cenoura, pimentão, pepino e aipo, para mergulhar em pasta de grão-de-bico ou tzatziki (uma pasta típica das culinárias grega e turca, à base de iogurte, pepino, alho, azeite, pimenta e endro). Ou, se preferir, tente as práticas saladas no pote.

 

Patê saudável

Faça um patê vegetal – cogumelos e lentilhas servem especialmente bem – que possa ser espalhado sobre fatias de pão à base de grãos, pedaços de pão árabe torrado ou legumes cortados em palitos. Outra sugestão é marinar coxinhas de frango sem pele em azeite, suco de limão e coentro fresco picado, e depois assar. Prepare o suficiente para vários dias e mantenha sob refrigeração. Assim, poderá levar para comer no trabalho, na hora do almoço, com uma salada.

 

Sanduíche como segunda opção

Não ignore o humilde sanduíche. Escolha um pão de baixo IG ou, para variar, use um wrap (sanduíche enrolado) integral ou pão árabe levemente torrado. Se no seu local de trabalho houver uma sanduicheira, transforme em sanduíche quente.

 

Hora da fruta

 A hora do almoço é perfeita para incluir uma ou mais frutas na sua rotina. Pique algumas frutas frescas e ponha iogurte desnatado por cima. Rapidamente estará pronta uma sobremesa saudável e fácil de preparar.