O sono é fundamental para o organismo por muitos motivos. É durante o sono que o corpo consegue recuperar as energias e consolidar os aprendizados na memória. Os especialistas recomendam que um adulto repouse, em média, oito horas por dia. Já crianças precisam dormir 10 a 14 horas por dia, enquanto para os adolescentes a recomendação é de 8 a 9 horas. Além do tempo de descanso, a qualidade do sono também é um detalhe muito importante, mas, muitas vezes, dormir bem pode ser um desafio.

Existem muitas formas de tornar a hora de dormir mais confortável, como escolher o colchão ideal para você ou praticar exercícios físicos durante o dia. Além disso, você também pode usar ervas ou flores com aromas específicos que produzem diferentes efeitos, de acordo com o tipo de sono que você tem.

Confira as principais flores e ervas para dormir bem:

  • Jasmim

    Se seu sono é leve, experimente deixar um vaso de jasmim próximo ao local em que você dorme. A flor, de aroma doce, possui propriedades terapêuticas que podem ser aproveitadas também em outros tipos de tratamentos. Ao incluir o jasmim em sua hora de descanso, alcançar o sono profundo pode ficar mais fácil.

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  • O jasmim precisa de um vaso grande para ser cultivado. Além disso, necessita ser regado de duas a três vezes por dia.

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  • Alfazema

    O seu aroma floral da alfazema, também conhecida como lavanda, tem a capacidade de baixar a pressão arterial e aliviar efeitos da ansiedade e do estresse. Você também pode aproveitar os efeitos da lavanda em forma de óleo essencial.

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  • Para cultivar a alfazema, prefira ambientes que não sejam tão úmidos ou frios. Regue moderadamente todos os dias e exponha a planta a alguns períodos de luz solar todos os dias.

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  • Gardênia

    Para pessoas que têm um sono mais agitado, a melhor opção é apostar em um vaso de gardênias perto da cama. A flor  é recomendada para controlar a raiva e a impaciência. Além de também ajudar no tratamento da ansiedade.

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  • Não regue a gardênia excessivamente e mantenha o vaso em uma temperatura ambiente agradável.

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  • Lúpulo

    As flores de lúpulo também ajudam a relaxar e dormir melhor. Uma sugestão é fazer um travesseiro com as flores:

    Pegue uma capa de almofada com zíper e encha-a com flores secas de lúpulo (encontrado em casas de ervas, on-line e talvez em uma cervejaria). Se desejar, adicione um punhado de flores secas de alfazema para suavizar o cheiro.

    Quando for se deitar, ponha o travesseiro perto da cabeça para poder sentir o aroma.

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  • Para que o lúpulo continue ativo, você vai precisar umedecê-lo com álcool de cereais a cada três ou quatro semanas.

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  • Ervas para dormir melhor

    Para fazer efeito, os suplementos e remédios fitoterápicos devem ser tomados na hora de ir para a cama. Tome tinturas das ervas a seguir feitas por uma farmácia de manipulação, ou prepare-as como chá.

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  • Valeriana

    A valeriana (Valeriana officinalis) tem propriedades tranquilizantes que reduzem a ansiedade e o estresse, ajudando pessoas com dificuldade para relaxar a mente. Tome-a sob a forma de chá ou comprimido.

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  • Escutelária

    A escutelária (Scutellaria lateriflora) é uma erva sedativa que interage bem com a valeriana, é muito útil para aliviar a tensão nervosa e a ansiedade.

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  • Tília

    A tília (Tilia x europaea), também conhecida como linden, é um sedativo fitoterápico que também alivia tensão nervosa, enxaqueca e palpitações.

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