Conheça 15 formas de prevenir a osteoporose
Descubra como prevenir essa doença comum do envelhecimento
Ao longo da vida, células chamadas osteoblastos se dedicam a formar os ossos, usando hormônios, vitaminas e minerais em um processo metabólico complexo. No entanto, ao mesmo tempo, os osteoclastos consomem os ossos (num processo de reabsorção), que são continuamente remodelados para manter o tecido vivo. Tais processos costumam se equilibrar, mas, com a idade, a criação óssea pode não acompanhar a absorção da camada antiga, levando à osteoporose.
A doença, muitas vezes silenciosa, torna os ossos mais fracos e pode ocasionar fraturas sérias em decorrência de quedas ou impactos leves.
A seguir, veja dicas de como obter os minerais necessários para o seu corpo prevenir a osteoporose e ainda garantir uma vida mais saudável no decorrer dos anos:
1. Adicione amêndoas a tudo
Apenas 25 g dessas sementes doces fornecem 60 mg de cálcio, fortalecedor de ossos. Experimente as amêndoas torradas e salpicadas por cima da salada ou do iogurte, moídas e misturadas à carne bovina ou de peru para preparar almôndegas, usadas no lugar de pinhões para o molho pesto caseiro ou, então, como cobertura para sorvete ou frozen yogurt. Prefira amêndoas sem sal.
2. Coma sardinhas
Escorra uma lata de sardinhas, amasse-as com uma colher (sopa) de maionese light, acrescente sal e pimenta, e espalhe sobre biscoitos (do tipo cream cracker) integrais. Outro alimento repleto de cálcio, as sardinhas (com espinhas) são um ótimo substituto para o atum. Junte um copo de leite a esse lanche e seus ossos vão estar bem!
3. Beba uma xícara de chá por dia
Em um estudo envolvendo 1.256 mulheres, entre 65 e 76 anos, bastou uma xícara de chá por dia para aumentar a densidade óssea delas em 5%. O que se traduz em uma redução de 10 a 20% no risco de fratura. Outro estudo descobriu que, em um grupo acima de mil chineses, entre homens e mulheres, aqueles que consumiam uma xícara de chá com frequência (em geral, chá verde) apresentavam ossos mais densos do que os outros que não bebiam.
4. Pule corda por dez minutos todos os dias
É um dos melhores e mais completos exercícios para a construção óssea. Algumas cordas de pular mensuram não apenas o número de saltos dados, mas quantas calorias você queima.
No entanto, tenha cuidado ao começar. Esse exercício requer coordenação e se, por acaso, seus ossos estiverem finos, a última coisa que você vai querer fazer é cair.