17 benefícios da melancia para a saúde que você não vai acreditar

Além de saborosa, a melancia é um alimento muito saudável. Conheça agora os 17 benefícios da melancia e aproveite esta delícia sem culpa!

Douglas Ferreira | 26 de Janeiro de 2020 às 12:00

ilietus/iStock -

Queridinha do verão, a melancia é uma das frutas mais completas para o organismo. Poucos sabem, mas a melancia é um alimento que proporciona uma série de benefícios à saúde. Rica em água, potássio e magnésio, ela é um ótimo diurético natural. Além disso, a melancia possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-hipertensivas e digestivas capazes de ajudar na prevenção de diversas doenças.

Se você não está convencido ainda a incluir a melancia na sua dieta, separamos 17 bons motivos que vão convencê-lo. Confira agora os incríveis benefícios da melancia para a saúde.

Benefícios da melancia para a saúde

Além de ser saborosa e saudável, a melancia é uma das frutas mais baratas em feiras e hortifrutis, por conta da enorme produção no Brasil. Dessa forma você não tem desculpas para não incluí-la na sua dieta. 

1. Age como anti-inflamatório natural

A inflamação é uma das principais causas de doenças crônicas. E por ser rica em licopeno, vitamina C epor ter em sua composição a cucurbitacina E, que atua como um potente anti-inflamatório, a melancia pode ajudar a diminuir a inflamação.

2. Tem efeito antienvelhecimento

Por sua capacidade antioxidante, a melancia age diretamente combatendo os radicais livres, produzidos no nosso organismo que, quando em excesso, podem causar aparecimento precoce de doenças crônicas degenerativas e envelhecimento precoce.

3. Auxilia na saúde do coração

A citrulina contida na fruta é convertida em arginina e posteriormente em óxido nítrico — relacionado ao relaxamento dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do fluxo de sangue e diminuição da pressão arterial.

4. Auxilia na saúde dos rins

A melancia tem uma quantidade de água e potássio muito grande. Com isso, ela estimula a eliminação da urina e consequente a limpeza dos rins.

5. Reduz o inchaço

Também graças à eliminação da urina, a fruta contribui diretamente na redução do excesso de sódio — mineral que faz com que o corpo retenha mais líquido.

6. Auxilia no ganho de massa muscular

Rica em potássio, mineral relacionado à contração muscular, a melancia deve ser consumida no pós-treino para ajudar no ganho de massa muscular.

7. Ajuda no tratamento do câncer

A melancia é uma boa fonte de licopeno, um antioxidante associado a um menor risco de câncer de próstata. Além disso, a fruta também é rica em betacaroteno, outro potentes oxidante, além da vitamina C. Sendo assim, a melancia além de ser uma fruta deliciosa e refrescante também pode ser uma boa aliada na prevenção do câncer.

8. Auxilia no combate à disfunção erétil

O consumo de melancia melhora a vasodilatação do organismo e, por isso, auxilia diretamente no combate à disfunção erétil — isso se a causa for fisiológica, ou seja, de pouco fluxo para o pênis. Veja aqui as causas da disfunção erétil e formas de preveni-la.

9. Melhora a saúde ocular

A melancia é rica em vitamina A, que está muito relacionada à saúde ocular. Se você tem receio de ter catarata, cegueira noturna ou outro tipo de problema visual, a fruta pode ajudar a prevenir esses problemas.

10. Reduz a gordura

A citrulina encontrada na fruta pode reduzir o acúmulo de gordura nas células gordurosas. Além da quantidade de gordura do corpo, a fruta também reduz a formação de placas nas artérias.

11. Alivia o estresse

O suco de melancia é rico em vitamina B6, que é usado pelo corpo para aliviar a fadiga, o estresse e a ansiedade.

12. Controla a pressão arterial

Como tem boa proporção de eletrólitos, o suco de melancia mantém a pressão sanguínea e normaliza a pressão arterial de forma eficiente.

13. Auxilia no tratamento da anemia

Fonte de ferro, a fruta é alidada no combate à anemia, pois auxilia os glóbulos vermelhos no transporte de oxigêncio para as células do corpo.

14. Age na prevenção da diabetes

Por ter pouca quantidade de açúcar e muitos nutrientes, a fruta é benéfica para os diabéticos.

15. Ajuda a fortalecer o pulmão

A vitamina A, presente na fruta, participa da regeneração dos alvéolos pulmonares, que são responsáveis pelas trocas gasosas no pulmão.

16. Contribui para o emagrecimento

Graças ao seu sabor adocicado e a grande quantidade de água, a melancia dá sensação de saciedade e evita a ingestão desnecessária de comida.

17. Auxilia no tratamento de infecções

Fonte de vitamina C, a fruta tem um grande potencial para reduzir a inflamação crônica, pois fortalece as defesas do sistema imunológico. Assim, auxilia diretamente em doenças como asma, artrite, entre outros.