Conheça a síndrome do coração partido

Suas emoções não vêm do coração literalmente, mas um coração partido pode afetar sua saúde de verdade. Conheça a síndrome do coração partido!

Redação | 24 de Março de 2018 às 11:00

nito100/iStock -

Corações incendiados pelo amor. Corações solitários. Corações partidos. Corações valentes. Corações leves. Por milhares de anos, os poetas associaram o coração humano a todo tipo de emoção. Parece que eles estavam certos. Quando se trata de manter o coração saudável, a ciência do século XXI mostra que o modo como nos sentimos exerce, sobre o sistema cardiovascular um poder maior do que imaginamos.

Há alguns anos, a conexão entre a saúde do coração e os sentimentos focava apenas o estresse. Hoje, essa visão limitada está tão fora de moda quanto música de discoteca.

Esse turu, turu, turu aqui dentro…

Um coração partido não é apenas emocionalmente devastador. Um grande estresse emocional ou físico pode “paralisar” o músculo cardíaco, desencadeando sintomas que se parecem muito com um infarto, como dor lancinante no peito, falta de ar e até insuficiência cardíaca temporária.

Cardiologistas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, cujas pesquisas identificaram em primeira mão a “síndrome do coração partido”, afirmaram que ela é diferente de um infarto real de uma forma importante: as pessoas se recuperam rápida e completamente, sem qualquer sinal de artérias bloqueadas ou dano permanente ao músculo cardíaco. Em um estudo com 19 pessoas cujos sintomas apareceram após experiências estressantes, como um acidente de carro ou assalto, várias acabaram tendo de tomar medicação de logo prazo para o coração sem realmente precisarem.

Se você ou um ente querido apresenta sintomas cardíacos após um evento traumático e se a recuperação é rápida e completa, converse com o médico sobre exames de sangue e de imagem para avaliar a saúde do coração e o risco de eventos futuros.

Suas emoções não vêm do coração literalmente, mas ser feliz e viver relativamente sem estresse pode ajudar. Na verdade, alegria, riso e relaxamento fazem parte da prescrição para uma vida leve e saudável.