Conheça os benefícios do bicarbonato de sódio para a saúde

Sem dúvida, o bicarbonato de sódio é o produto mais polivalente da despensa. Além de essencial em várias receitas – é usado para fazer crescer a massa de

Thaís Garcez | 26 de Março de 2020 às 20:00

ivandzyuba/iStock -
Publicado em: Última atualização:

Sem dúvida, o bicarbonato de sódio é o produto mais polivalente da despensa. Além de essencial em várias receitas – é usado para fazer crescer a massa de bolos, biscoitos e outras delícias –, é também um limpador eficaz que não agride o meio ambiente. O bicarbonato de sódio é um sal levemente alcalino que reage com facilidade com ácidos. Essa reação libera dióxido de carbono, o que causa a efervescência. A maior parte dele vem do carbonato de sódio, que ocorre naturalmente num minério chamado trona.

Como se não bastasse, ele também é um remédio suave e de ação rápida para resolver vários probleminhas de saúde, desde assaduras causadas por fraldas até queimaduras de sol.

Você encontra o bicarbonato de sódio nas farmácias. Guarde-o em local fresco e seco. Como é um produto muito estável, sua validade é praticamente ilimitada. Para uso tópico, você pode misturá-lo com água para produzir uma pastinha, mas antes de ingeri-lo é preciso dissolvê-lo por completo.

Além disso, o bicarbonato de sódio é um dos antiácidos de ação mais rápida. Faz cessar o prurido das picadas e ferroadas de insetos; ajuda a remover a placa dentária e neutraliza os ácidos que danificam os dentes; alivia sintomas de infecções da bexiga. Os médicos o utilizam até para reduzir os ácidos sanguíneos durante diálise nas doenças renais. Não subestime aquele frasco guardado no fundo da geladeira.

Importante saber!

O bicarbonato de sódio atende a normas de segurança para uso como ingrediente alimentar e pode ser usado livremente, mas com duas ressalvas importantes. A primeira: quem faz dieta de restrição de sódio deve consultar o médico antes de ingerir o bicarbonato, pois ele pode aumentar os níveis de sódio no organismo. A segunda: por se tratar de um composto contendo sódio, não deve ser consumido por pacientes hipertensos ou com insuficiência cardíaca.