Basta deixar de notar um desnível e tropeçar para ficar fora de combate por vários dias por causa de um tornozelo distendido. Mas para quem conhece os métodos corretos de primeiros socorros para contusões e ainda recorre aos remédios caseiros, o processo de cura é bem mais rápido.

No tratamento, o mais importante é reagir de imediato. Resfriar o local é a ajuda mais eficaz, pois alivia as dores e fecha as artérias. Portanto, coloque a parte do corpo atingida por algum tempo debaixo de água corrente fria ou ponha pedras de gelo ou compressa de gel sobre o ferimento.

Mas em caso de uma contusão no tornozelo, tire o calçado apenas depois do resfriamento, uma vez que ele também minimiza o inchaço. Depois do resfriamento, mantenha a parte contundida para cima, evitando assim que inche ainda mais. A melhor posição para o pé contundido é com a panturrilha da perna afetada sobre uma almofada, pois assim a perna permanecerá esticada e levemente erguida.

Remédios caseiros

1. Álcool

O álcool ajuda a resfriar e age contra o inchaço. Por isso, as compressas frias dessa substância são um clássico no tratamento de contusões.

2. Acetato de alumínio

O acetato de alumínio está presente em várias farmácias caseiras. Para uma compressa fria, que alivia o inchaço e as dores, misture essa substância com álcool a 70% na mesma proporção. Em seguida, embeba um lenço e aplique sobre a parte atingida.

3. Coalhada

Uma compressa de coalhada gelada também auxilia bastante.

contusoes
Seleções de Reader’s Digest

4. Sementes

Uma alternativa é colocar um saquinho de sementes gelado.

5. Óleo de sempre-viva

Quando aplicado logo, o óleo de sempre-viva ajuda a evitar que a lesão inche.

6. Óleo de melaleuca

Óleo de melaleuca promove o restabelecimento. Portanto, esfregue com cuidado algumas gotas sobre a pele da área atingida.

7. Castanha-da-índia

Cremes e tinturas à base de castanha-da-índia, confrei ou erva-de-são-joão (encontrados na farmácia) aceleram o processo de cicatrização.

8. Arnica

Para fazer uma tintura de arnica, deixe de molho por duas semanas 100 g de flores de arnica secas em 500 ml de álcool a 70%. Em seguida, coe e reserve em uma garrafa escura. Uma compressa que alivia a dor pode ser obtida misturando-se 1 colher (chá) da tintura com 250 ml de água fria. Embeba um pano e deixe agir por 10 minutos sobre a área atingida.

9. Cascas de carvalho

O caldo de cascas de carvalho (100 g de cascas em 500 ml de água, tempo de cozimento de 15 minutos) ajuda na regeneração.

Dica extra: Creme de endro

Este creme alivia as dores provocadas por contusões. Confira os ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de endro picado
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 pouco de cera de abelha

Misture o endro e o azeite, reserve por 24 horas e passe na peneira. Depois, misture com a cera quente até formar uma pasta cremosa. Aplique o creme sobre a área afetada.