Foi aproveitar o verão e acabou exagerando no banho de sol? As queimaduras solares podem ser extramente doloridas e causar aquela sensação de desespero. Mas calma que tem solução.

Cuidando das queimaduras solares

1. Use cremes a base de aloe vera

Os melhores cremes para a pele queimada de sol são os com base de aloe vera (a famosa babosa). Assim, não pense duas vezes antes de utilizar esse produto. Mas antes de tudo, resfrie a embalagem na geladeira ou congelador por um tempo antes de aplicar o creme para um alívio maior.

2. Beba bastante água

Se você estiver muito queimado, pode estar desidratado. Por isso, até os sintomas da queimadura passarem, beba 2 litros de água por dia e evite álcool. Se começar a sentir sintomas como enjoo ou tontura, considere procurar um médico.

3. Faça uma imersão em água fria

Sem dúvida, os banhos de água fria serão fundamentais para lidar com incômodo das queimaduras. Mas serão necessários alguns “ingredientes” especiais. Adicione 10 gotas de óleo de camomila e a mesma quantidade de óleo de lavanda a uma banheira de água fria e fique imerso por 15 minutos.

4. Tente essa receitinha caseira

Assim como a camomila e a lavanda, há outros itens da sua despensa que podem ser úteis. Experimente 1 xícara de bicarbonato de sódio dissolvido ou vinagre de maçã. Ou encha uma meia com farinha de aveia e mergulhe-a na água da banheira.

5. Alivie os lábios queimados com bálsamo

Provavelmente, os seus lábios também estarão afetados pelo sol. Por isso, use bálsamo labial para aliviar os lábios queimados. Reaplique-o depois de comer ou beber.

Queimaduras solares: como prevenir?

Em todo caso, é importante ter em mente que a proteção solar é sempre necessária não só para evitar queimaduras, mas também para prevenir o câncer de pele e o envelhecimento precoce. Por esse motivo, relembre alguns cuidados essenciais com a pele para curtir o verão de maneira saudável.