Faça uma busca


|
Publicado em: 15 de setembro de 2019

Dê adeus ao mau hálito com essas dicas eficientes

Essa queixa incômoda afeta milhões de brasileiros. Entenda como uma higiene oral rigorosa e alguns remédios podem diminuir e até acabar com o mau hálito.

Imagem: SIphotography/iStock

Seja chamado de mau hálito ou halitose, ninguém deseja que sua boca exale um odor desagradável. Nos casos mais simples, esse problema pode estar relacionado com o tabagismo ou a ingestão de álcool ou de alimentos notórios por seus odores persistentes, incluindo alho, cebola e anchova. Mas algumas vezes o problema torna-se crônico, causado por uma doença subjacente.

O que pode causar mau hálito

O mau hálito geralmente resulta da multiplicação de bactérias causadoras de odor na boca. Quanto mais seca estiver sua boca, mais bactérias de multiplicam. Qualquer problema que reduza a produção de saliva pode contribuir para o mau hálito. Idade avançada, respiração pela boca e dietas rigorosas – quanto menos comida você mastiga, menor é o seu fluxo salivar – também podem ser agentes causadores. Além disso, alguns medicamentos e até mesmo a hora do dia influenciam no aparecimento de mau hálito.

Bactérias também podem de acumular na língua, em restos de alimentos que se acumulam nas dentaduras, e nos dentes – principalmente quando há placas ou cavidades. Se o mau hálito persistir, muitas vezes pode ser por causa de uma doença da gengiva ou sinusite crônica. Então, descubra aqui como identificar e tratar a sinusite.

Encontre ajuda nos suplementos

Estratégias naturais para combater o mau hálito funcionam melhor quando associadas a uma higiene oral regular e completa. Isso inclui o uso de fio dental, a escovação dos dentes e também a escovação da língua – principalmente da parte posterior, onde as bactérias causadoras de odor tendem a crescer. Experimente pingar algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta sobre a língua duas vezes ao dia. Mas, cuidado! Quantidades maiores de óleo puro podem causar pertubação digestiva. Além de seu sabor e aroma agradáveis, o óleo é eficaz para destruir bactérias. A ingestão de chás de hortelã-pimenta ou de hortelão comum, assim como muita água, também pode ajudar a combater o mau hálito por manter a boca úmida.

Soluções para lavagem da boca encontradas à venda podem reduzir o número de bactérias na boca, mas têm apenas um efeito temporário e não substituem a escovação e o uso do fio dental regularmente.

Outra opção é mascar algumas sementes de erva-doce ou cravos-da-índia para refrescar o hálito. Inclusive, sementes de erva-doce com alcaçuz podem ser facilmente transformadas em uma solução para lavar a boca ou em uma bebida que refresca o hálito. Ferva algumas colheres de chá de sementes em uma xícara de água por alguns minutos. Depois, coe, deixe esfriar e beba. A salsa fresca também tem um efeito semelhante, além de ser rica em clorofila. Há muito tempo, a clorofila é reconhecida como um potente refrescante do hálito.

Não deixe de fazer!

  • Escove seus dentes após cada refeição e use fio dental pelo menos uma vez ao dia. Quando você não puder escovar os dentes, lave sua boca com um pouco de água.
  • Use uma escova de dentes úmida ou um raspador de língua para raspar qualquer revestimento do dorso da língua e limpar essa área.
  • Evite alimentos de odor forte e álcool; não fume. Se você é fumante, saiba que é possível abandonar esse vício.

Se o mau hálito não melhorar apesar das medidas de autotratamento, seu dentista ou médico pode determinar uma causa médica subjacente, como uma doença na gengiva, por exemplo. O sangramento gengival indica gengivite, que é uma inflamação que algumas vezes pode causar mau hálito. Outros profissionais acreditam que a má digestão também pode contribuir para a halitose. Eles aconselham o acréscimo de líquido e fibras à alimentação para evitar a constipação. Aproveite e conheça 6 alimentos que podem te ajudar a ter uma boa digestão.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados