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Publicado em: 2 de julho de 2019

Descubra 7 benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde

Movimente-se e mantenha a saúde em dia.

Imagem: Rawpixel/iStock

Ser ativo traz recompensas para praticamente todas as partes do corpo. Portanto, manter-se ativo ao longo dos anos é a melhor forma de garantir uma boa saúde. Confira abaixo 7 dos melhores benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde:

1 - Você evita a perda muscular

Em 2010, o Estudo Nakanojo, um questionário sobre exercícios para idosos japoneses, descobriu que caminhar de 7 mil a 8 mil passos por dia ajudava a preservar a massa muscular em um grupo de 175 pessoas de 65 a 84 anos.

2 - Você dorme melhor

Em testes realizados, em Chicago, um programa de quatro meses de caminhada, ciclismo ou exercícios na esteira ergométrica por 40 minutos, quatro vezes por semana, combinado a dicas sobre higiene do sono, ajudou a romper o ciclo de insônia de pessoas a partir dos 55 anos que sofriam de insônia crônica.

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3 - Sua confiança aumenta

Os exercícios fazem você se sentir melhor em relação a si mesmo, o que o motiva a prosseguir, de acordo com uma pesquisa sobre idosos realizada na Universidade de Stanford, na Califórnia.

4 - Os ossos ficam mais fortes

Pesquisadores finlandeses submeteram 149 mulheres de 70 a 78 anos a um programa de exercícios que combinou equilíbrio, agilidade e trabalho com pesos e descobriram que os ossos delas ficaram mais fortes, protegendo-as contra osteoporose.

5 - Você fica mais calmo

Cientistas do Instituto Universitário de Geriatria de Sherbrooke, em Quebec, descobriram uma ligação química entre os exercícios e o humor. Em um estudo com homens de 57 a 70 anos, uma hora na esteira aumentou a absorção de triptofano, aminoácido associado ao estado de espírito descontraído e encontrado em alimentos como peru, alface e leite.

6 - Você vive mais

Manter-se ativo depois dos 50 anos pode acrescentar quatro anos e meio à sua vida, de acordo com o Estudo do Coração de Framingham, que tem acompanhado a saúde de 5.209 habitantes da cidade, em Massachusetts, desde 1948.

7 - Você mantém o cérebro aguçado

Ser fisicamente ativo pode ajudar a preservar a função mental. Um estudo realizado em Paris descobriu que apenas meia hora de caminhada vigorosa por dia pode retardar o declínio cognitivo em cinco a sete anos. A atividade física também está associada a níveis mais baixos de placas de proteína, característica da doença de Alzheimer.

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