Faça uma busca
Saúde

Descubra como o mel pode ser um ótimo remédio caseiro

Muitos problemas de saúde podem ser tratado com produtos que você tem em casa. Veja como o mel pode ser muito eficiente como remédio caseiro!

Escrito por:

Thaís Garcez

Redator
mel
Christina Branco/Unsplash
Publicado em: Última atualização:

O mel é um doce milagre da natureza. Em apenas uma busca por néctar, as abelhas podem visitar até 100 flores num raio de 15 km. Com sabor mais doce que o açúcar e textura viscosa, é excelente para aliviar tosse e dor de garganta. E o elevado teor de açúcares faz dele um antibiótico natural.

Raízes históricas

É possível que o mel seja o remédio caseiro mais antigo do mundo. As abelhas o produzem há pelo menos 100 milhões de anos. Há registros escritos sobre o mel de aproximadamente 7.500 anos atrás, no Egito e na Suméria. Dos 900 remédios do Egito antigo conhecidos, 500 continham mel. No século I, Plínio, o Velho, registrou seu tratamento para edemas e cálculos renais numa receita que continha mel e abelhas em pó. Registros escritos revelam que atletas olímpicos da Antiguidade jantavam mel e figos para melhorar o desempenho nas provas.

Na era medieval, o uso medicinal do mel ficou restrito à sua capacidade de deixar os remédios menos intragáveis, além de ser usado para curar feridas. Centenas de anos depois, o produto acabou entrando na composição de medicamentos patenteados em todo o mundo.