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Publicado em: 12 de junho de 2019

Descubra o poder mágico das sementes para a sua saúde

O sabor desses alimentos minúsculos e nutritivos varia bastante. Muitos são usados como tempero e outros rendem excelentes lanchinhos.

Imagem: sanjagrujic/iStock

Hoje, uma vasta gama de sementes deliciosas é vendida em supermercados e lojas de produtos naturais. A maioria é produzida, principalmente na China, mas também nas Américas, no Oriente Médio e na Índia. Vale ressaltar que a melhor seleção pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, e não no supermercado; para produtos mais frescos, procure um estabelecimento que tenha giro rápido de mercadoria. De forma resumida, há dois tipos de sementes: as que podemos consumir inteiras e as que podemos usar como tempero.

  • Sementes consumidas inteiras: chia, linhaça, cânhamo, abóbora, gergelim e girassol – para dar apenas alguns exemplos.
  • Sementes usadas como tempero: anis, alcaravia, coentro, cominho, erva-doce, feno-grego e mostarda.

Quais são os benefícios de consumir sementes?

A resposta para a pergunta acima é bem fácil de responder! As sementes são ricas em gordura insaturada, como ácido graxo ômega-3 na forma de ácido alfalinoleico (ALA), proteína, vitaminas do complexo B e E e minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio e fósforo). Além disso, contêm fitoquímicos, apresentam baixo IG e são fontes de fibras solúveis. Alguns destaques:

  • Sementes de chia, inteiras ou moídas, estão cheias de antioxidantes, fibras, proteína, cálcio e ALA, que protege o fígado e o sistema cardiovascular.
  • A linhaça é excelente fonte de ômega-3 e ômega-6, vitaminas E, B6, ácido fólico, magnésio, fósforo e cobre, além de fibras solúveis e lignanas.
  • O cânhamo tem uma proporção ideal de três vezes mais ômega-6 que ômega-3.
  • Sementes de abóbora fornecem cucurbitacina, que ajuda no combate a doenças da próstata.
  • Sementes de girassol são boa fonte natural de zinco, que atua no sistema imunológico.
  • Sementes de gergelim são ricas em cálcio, magnésio, zinco, ferro, fibras, vitamina B1 e fósforo. Também têm ômega-6 e gordura monoinsaturada, além de lignanas, que podem ajudar a diminuir o colesterol.

Como usar as sementes no dia a dia?

Geralmente, você só precisa polvilhar as sementes sobre uma receita. Mantenha vidros pequenos à mão. O sabor varia muito, do neutro (linhaça) ao levemente amendoado (chia, girassol, gergelim) e pungente (abóbora, cânhamo). Polvilhe as sementes cruas sobre cereais matinais e saladas. Ou misture a cozidos, sopas e smoothies.

No lanche: sementes de abóbora, girassol ou cânhamo são ótimos e práticos lanchinhos. Asse as sementes para intensificar o sabor e deixá-las mais crocantes. Use o forno em temperatura baixa, o grill ou uma frigideira sem óleo. Misture, para dourar por igual. Não deixe queimar, pois isso diminui a gordura e os nutrientes.

Use como tempero. Cominho, coentro, erva-doce ou feno-grego, por exemplo, são condimentos da culinária indiana, entre outros. Eles são tostados e moídos. Os grãos de mostarda geralmente são usados inteiros.

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