Descubra o que causa secura nos olhos

A secura dos olhos é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Descubra os fatos e algumas dicas para aliviar este problema.

Redação | 1 de Maio de 2020 às 01:01

fizkes/istock -

Talvez você só pense nas lágrimas quando está chorando; elas, porém, lubrificam seus olhos toda vez que você pisca. Com a idade, a produção de lágrimas se torna menos eficiente e os olhos podem ficar ressecados, com dor, coceira, vermelhidão, visão borrada ou lacrimejando. “A qualidade das lágrimas pode ser influenciada pela menopausa, por medicamentos, pelo meio ambiente”, diz o Dr. Christophe Baudouin, professor do Hospital Nacional de Oftalmologia Quinze-Vingts, em Paris.

Os olhos secos são comuns em mulheres mais velhas por causa das mudanças hormonais; em indivíduos com síndrome de Sjögren, que resseca as mucosas; e em pessoas que passam longos períodos ao computador, porque piscamos menos quando olhamos a tela. Mas há fatores menos conhecidos também.

Apneia do sono

Pessoas com apneia do sono param de respirar várias vezes por noite. A máquina CPAP pode corrigir o problema, mas, se a máscara não encaixar bem, o ar pode soprar na direção dos olhos a noite toda e provocar secura. “Tente uma vedação melhor com outro tipo de máscara”, aconselha a Dra. Elke Kreps, oftalmologista do Hospital Universitário de Ghent, na Bélgica. “Se não encontrar nenhuma com vedação hermética, use uma pomada lubrificante nos olhos à noite.” Peça orientação ao médico sobre o tipo certo de pomada.

Ar seco

Ficar ao ar livre, principalmente em dias de muito vento, pode evaporar suas lágrimas. Dentro de casa, a calefação e o ar-condicionado deixam o ar mais seco, e os ventiladores de teto podem criar uma brisa ressecante. “Ao ar livre, use óculos (de grau ou de sol), que agem como escudo”, diz Kreps. “Dentro de casa, experimente um umidificador de mesa. Já vimos muita melhora só com isso.”

Anti-histamínicos

Se toma anti-histamínicos para tratar alergias, talvez você não saiba se os olhos coçam e ardem por exposição ao alérgeno ou porque o anti-histamínico reduziu a quantidade de lágrimas. É temporário, segundo Kreps; quando parar de tomar o remédio, sua influência secante acaba, assim como o efeito do alérgeno.

Cirurgia cosmética

A cirurgia de pálpebra (blefaroplastia) melhora a aparência das pálpebras envelhecidas, mas às vezes o olho não se fecha direito depois, o que pode causar secura. “É comum no começo, quando a cicatriz está rígida”, informa Kreps. “Para apressar a cura, massageie a cicatriz com pomada e proteja os olhos com lágrimas artificiais.” Pergunte ao médico qual a melhor pomada; pode ser uma lubrificante para combater o ressecamento dos olhos, uma que regenera a cicatriz ou ambas.

Soluções comprovadas

✦ Lágrimas artificiais vendidas sem receita médica fornecem umidade que alivia e lubrifica. Evite as que têm conservantes, diz Baudouin, porque podem ressecar ainda mais os olhos. (As lágrimas artificiais sem conservantes costumam ser vendidas em pacotes de uso único e têm a informação no rótulo.)

✦ Higiene das pálpebras. Uma das causas do olho seco é a obstrução das glândulas da pálpebra que produzem o componente oleoso das lágrimas. Provavelmente você não conseguirá saber se as suas estão obstruídas, mas vale experimentar caso os olhos estejam secos: ponha compressas mornas sobre os olhos fechados durante dez minutos. Depois, com os dedos limpos, massageie as pálpebras suavemente na direção dos cílios. Finalmente, limpe as bordas da pálpebra com bolas de algodão. “Faça isso duas vezes por dia no primeiro mês e depois continue uma vez por dia”, sugere Kreps.

Se essas medidas não ajudarem, consulte o oftalmologista.

POR LISA FIELDS