Dia Nacional de Combate ao Câncer

Hoje, 27 de Novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos

Redação | 27 de Novembro de 2018 às 17:58

ThitareeSarmkasat/iStock -

Hoje, 27 de Novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988 com a finalidade de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais no controle do câncer.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Sendo os mais comuns o câncer de pulmão (2,09 milhões), mama (2,09 milhões), colorretal (1,8 milhão), próstata (1,28), câncer de pele não-melanoma (1,04) e câncer de estômago (1,03). No entanto, a OMS reforça que entre 30% e 50% dos casos podem ser prevenidos e/ou controlados por meio da prevenção, detecção precoce e tratamento de pacientes com a doença. As pesquisas mostram que muitos cânceres têm uma alta chance de cura se detectados precocemente e tratados adequadamente.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em parceria com o Ministério da Saúde, é o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados ao Câncer. Segundo estimativas do instituto haverá o surgimento de 600 mil novos casos por ano no biênio 2018-2019.

Hoje o INCA comemorou em sua sede no Rio de Janeiro o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Entre as atividades houve um debate com o tema “Prevenção e Ações Educativas para o controle do câncer”, enfocando a prevenção ao tabagismo nas escolas. Essa é a proposta do programa Saber Saúde, que está completando duas décadas este ano e foi escolhido como tema para o Dia Nacional de Combate ao Câncer desse ano.

Leia também: A vida depois do câncer: histórias reais

Programa Saber Saúde

O programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas criado pelo INCA, forma profissionais das áreas da saúde e educação para desenvolverem conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças e jovens. A inciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que atua em quatro frentes: cessação, oferta de tratamento do fumante, promoção de ambientes livres de fumo e prevenção da iniciação, na qual está inserido o Saber Saúde. Além disso, há parcerias, nos estados, com as secretarias de Saúde e de Educação e com o Programa Saúde na Escola, que é interministerial.

Confira abaixo tudo o que rolou no evento de hoje na sede do INCA!

Clique aqui e confira também o material de apoio ilustrado pelo cartunista e escritor Ziraldo!