Embora ela faça você se sentir absolutamente terrível, uma tosse forte na verdade é uma coisa boa. Além de fazer parte do sofisticado sistema de defesa do corpo, ela ajuda a livrar as vias respiratórias do muco. A tosse pode ser causada por resfriado, gripe, bronquite ou pneumonia. Já a poeira ou a fumaça pode desencadear uma tosse seca. Mas, não se preocupe! Para todos os tipos de tosse existem opções de alívio rápido e calmante. Conheça algumas!

Soluções eficazes

Use tomilho

O tomilho é um tratamento alemão oficialmente aprovado para tosses, infecções respiratórias, bronquite e coqueluche, e com boa razão. Essas folhinhas são repletas de compostos que trazem alívio. Para começar, os flavonoides contidos no tomilho relaxam os músculos da traqueia e da laringe, que estão envolvidos na tosse. Além disso, também reduzem a inflamação. Para preparar um chá, misture duas colheres de chá de folhas amassadas numa xícara de água fervente e cubra. Deixe em infusão por 10 minutos e em seguida coe.

Combata com linhaça, mel e limão

Ao ferver a linhaça em água se obtém um gel grosso e pegajoso que alivia a garganta e os brônquios. Já o mel e o limão agem como antibióticos leves e tornam este xarope extremamente calmante. Para prepará-lo, ferva duas ou três colheres de sopa de linhaça com um copo de água, deixe até que a água se torne espessa. Coe e em seguida acrescente três colheres de sopa de mel e suco de limão. Tome uma colher de sopa sempre que precisar.

Acredite ou não, lavar as vias nasais com solução salina alivia a tosse. Isso porque a tosse muitas vezes é causada por gotejamento pós-nasal. Vaporizar o interior do nariz ajuda a lavar o muco que, de outra forma, iria gotejar garganta abaixo.

Prepare chá de pimenta-do-reino

Este remédio tem raízes em duas tradições bem diferentes: a medicina popular da Nova Inglaterra e a medicina chinesa tradicional. A justificativa é que a pimenta-do-reino estimula a circulação e o fluxo de muco; enquanto o mel é um calmante natural para a tosse e um antibiótico leve. Para preparar o chá, coloque num copo uma colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora e duas colheres de sopa de mel. Depois, encha com água fervente e deixe em infusão, coberto, por 15 minutos. Em seguida, coe e beba em pequenos goles quando necessário. Este remédio não é recomendado para todos os tipos de tosse. Ele funciona melhor com tosse produtiva, não sendo adequado para a tosse seca.

Pense nas amêndoas

Algumas tradições antigas acreditam que as amêndoas ajudam a resolver problemas brônquicos, entre eles a tosse. Por isso, elas recomendam misturar algumas colheres de chá de amêndoas finamente moídas com um copo de suco de laranja e beber para obter alívio.

Receitas que curam

Superxarope de cebola para tosse

Depois do mel, do limão e do uísque, a cebola é o ingrediente mais comum em remédios para tosse. Existem duas boas razões para isso. Primeiro, a cebola alivia a inflamação, o que reduz a irritação. Depois, ela contém uma substância chamada ácido protocatecuico que ataca os vírus, como o que pode estar causando sua tosse.

  • 5 ou 6 cebolas
  • ½ copo de mel
  • suco de 1 limão
  1. Corte as cebolas e coloque-as em banho-maria, em fogo brando.
  2. Adicione o mel e o limão e deixe cozinhar por três ou quatro horas.
  3. Coe e tome uma ou duas colheres de sopa sempre que necessário.

Alívio contra tosse com vapor

Este tratamento à base de vapor e ervas é uma tripla arma contra alguns tipos de tosse. O vapor abre as vias respiratórias e afina o muco, facilitando a expectoração. Já o tomilho reduz os espasmos nos músculos que controlam a tosse, e o eucalipto mata muitas das bactérias que causam infecções respiratórias bacterianas, além de reduzir a inflamação brônquica.

  • 4 copos de água
  • 3 colheres (sopa) de tomilho seco
  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  1. Numa panela sobre fogo médio, aqueça a água até quase o ponto de fervura (porém sem deixar ferver). Em seguida, passe para uma tigela refratária e acrescente o tomilho e o óleo essencial de eucalipto.
  2. Posicione sua cabeça a cerca de 20 cm da água e cubra-a com uma toalha de modo a fazer uma tenda sobre a tigela e inspire profundamente até a água esfriar. Mantenha os olhos fechados durante o processo.

Se você sentir dificuldade ao respirar ou engolir, se estiver com expectoração verde-amarelada ou com raias de sangue, febre, torcicolo ou chiado, consulte o médico. Também faça o mesmo se a tosse durar mais de duas semanas. Você deve procurar atendimento de emergência se o seu rosto inchar ou se estiver com urticária.