Faça uma busca
|
Publicado em: 17 de maio de 2020

9 perguntas para fazer antes de começar uma dieta

Se você está pensando em testar uma dieta nova, confira algumas informações que podem ajudar.

Imagem: nensuria/iStock

Começar uma dieta nem sempre é fácil. Ainda mais sem algumas informações preciosas antes. Por isso, confira algumas coisas que você precisa saber antes de começar a sua!

1. É possível reduzir as calorias comendo os mesmos alimentos?

Resposta: não.

Não adianta entrar em uma dieta, ingerir menos calorias e continuar comendo sempre batata frita, bacon e massa. É possível que você emagreça se diminuir a quantidade, mas esse tipo de comida continuará a não fornecer os nutrientes de que seu corpo precisa.

Refeições como essas são ricas em gorduras, proteínas, carboidratos, açúcar e sal, mas contêm poucas vitaminas e sais minerais. Portanto, é preciso parar de “se entupir de porcarias” e substituir esses alimentos cheios de calorias vazias por comidas repletas de vitaminas e sais minerais para manter uma boa dieta.

Se você fizer três refeições com alimentos mais saudáveis, como frutas, pão integral, legumes e verduras, a ingestão calórica será menor. E assim, fará com que você emagreça sem deixar de suprir as necessidades do seu corpo.

2. Posso beliscar?

Resposta: sim.

Esqueça a lenda de que beliscar engorda. Você pode beliscar nos intervalos das refeições principais desde que não seja uma colher de calda de chocolate. Que tal umas três ou quatro uvas da fruteira à tarde? Ou um suco de melancia pouco antes da hora do almoço? Você pode planejar os beliscos do seu dia. Cenoura baby ou talos de aipo são outras duas ótimas opções.

3. Alho em pó ou fresco?

Resposta: fresco.

Tecnicamente, o júri ainda não decidiu. Um grande estudo sobre alho, realizado por Christopher Gardner, PhD do Centro Médico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriu que o alho fresco falhou em reduzir os níveis de colesterol. Embora mais pesquisas sejam necessárias para definir demais benefícios clínicos. Mas, segundo Gardner, o princípio ativo do alho é a alicina, que pode ser facilmente destruída quando muito manipulada, o que sugere que o fresco é melhor. Outros testes indicam que seria necessário mais alho em pó do que fresco para obter os mesmos benefícios.

4. Morangos ou mirtilos?

Resposta: mirtilos.

É claro que ambos são ótimos para você; então, tente comer bastante dessas duas frutas. Mas quando você compara os nutrientes em porções iguais de cada um, mirtilos são melhores. Eles são particularmente ricos em fibras – quatro vezes mais que morangos –, além de conterem mais açúcares naturais, muito mais vitamina E e alguns micronutrientes que são bons para a memória.

5. Frutas frescas ou secas?

Resposta: frescas.

Quanto maior o conteúdo de água (a maioria das frutas frescas têm mais de 80% de água), maior o volume, tornando a fruta mais robusta e satisfatória, com menos calorias. Mas, por conveniência e vida útil, tenha frutas secas como plano B.

6. Brócolis ou couve-flor?

Resposta: Brócolis

Em 100 g de brócolis há 2,5 g de fibras, o dobro das fibras da couve-flor.

7. Açúcar refinado ou mascavo?

Resposta: nenhum.

Ambos são açúcares. Nenhum tem qualquer benefício nutricional ou é melhor que o outro. Está aí um caso em que a cor marrom definitivamente não significa uma versão mais saudável.

8. Hambúrguer de carne ou de frango?

Resposta: Frango.

A porção de hambúrguer de frango contém 9 g de gordura, sendo 3 g de gordura saturada. A porção de carne em um hambúrguer comum contém 17 g de gordura, sendo 8 g de gordura saturada.

O que é mais alarmante é que a maionese no hambúrguer de frango possui mais 18 g de gordura; e a maionese no hambúrguer de carne adiciona 14 g. Embora nenhum dos dois seja particularmente saudável, é melhor que você os peça sem maionese para sua dieta.

9. Azeitonas verdes ou pretas?

Resposta: verdes.

As azeitonas verdes não amadureceram completamente; assim, elas contêm praticamente metade dos níveis de gordura que teriam alcançado se tivessem amadurecido e escurecido.

Confira mais dicas de dietas e saúde em nosso site!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close