Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de agosto de 2019

Doença de Chagas: conheça os sintomas e saiba como se prevenir

Conheça a doença que desde o início do século XX ainda causa mortes e atinge milhões de brasileiros

Imagem: Nathanphoto/iStock
Publicidade


Descoberta em 1909 pelo médico e cientista brasileiro Carlos Chagas, a Doença de Chagas ainda causa mortes e atinge milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

Mesmo controlada nos últimos anos, em 2019 a doença já vitimou pelo menos 407 pessoas em Minas Gerais. Já na Grande São Paulo, nos últimos cinco anos, mais de 30% dos insetos transmissores estavam infectados.

Síndrome de Raynaud: conheça sintomas e tratamentos

Por muito tempo, a possibilidade de receber uma picada do barbeiro, inseto responsável pela transmissão da Doença de Chagas, preocupou a população. Mas desde 2006 o Brasil garantiu a interrupção da transmissão vetorial.

No entanto, o aumento de casos nos últimos anos mostra que ainda é possível contrair a doença. Então como se prevenir e saber se está com Chagas ou não?

Publicidade


Na galeria abaixo separamos as principais causas da doença, os sintomas e tratamentos, além dos meios de prevenção. Confira!

  • Dr_Microbe/iStock

    Como a Doença de Chagas é transmitida?

    Atualmente, existem duas principais formas de transmissão da Doença de Chagas, são elas:

    Vetorial: o indivíduo tem contato com as fezes de insetos infectados (popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).

    Neste caso, o barbeiro infectado pica a pele de uma pessoa e deposita suas fezes na região. Ao coçar o local, as fezes contaminadas caem na corrente sanguínea, e, assim, ocorre a transmissão da doença.

    Transmitida desta forma, os primeiros sintomas podem surgir entre 4 e 15 dias.


  • Tatiane Silva/iStock

    Como a Doença de Chagas é transmitida?

    Oral

    Atualmente, a principal forma de transmissão da doença (72% dos casos) é por via oral. Neste caso, a contaminação alimentar acontece principalmente pela ingestão caldo de cana, açaí e outros alimentos que são consumidos in natura, ou seja, sem ser processado.

    Por este meio de transmissão, os primeiros sintomas podem surgir entre 3 e 22 dias.


  • YakobchukOlena/iStock

    Como a Doença de Chagas é transmitida?

    Vertical, transfusão de sangue ou transplante de órgãos e acidentalmente

    As outras três principais formas de transmissão da doença podem ocorrer de forma vertical, ou seja, durante a gravidez ou o parto; por transfusão ou transplantes de doadores infectados a receptores sadios; ou de forma acidental, por meio do contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado.


  • Lighthaunter/iStock

    Sintomas da Doença de Chagas

    Febre prolongada

    Os primeiros sintomas da doença surgem entre 4 e 6 dias após o contato do barbeiro com a sua vítima. O principal sintoma e, às vezes, único é a febre, que neste caso dura mais de 7 dias.


  • Toa55/iStock

    Sintomas da Doença de Chagas

    Inchaço no rosto e pernas

    Outro sintoma comum é o inchaço. O olho pode inchar, quando a infecção se dá no olho ou próximo a ele.

    Segundo o Ministério da Saúde, no resto do corpo (geralmente nos braços, pernas ou rosto), a lesão inicial pode parecer um furúnculo ou mancha avermelhada, normalmente dolorosa. Essas lesões iniciais quase sempre são acompanhadas de “ínguas” – aumento dos gânglios linfáticos, nas regiões próximas do local de contaminação.


  • Ommaso79/iStock

    Sintomas da Doença de Chagas

    Outros sintomas

    Em outros casos, a pessoa doente pode apresentar dor de cabeça e fraqueza intensa.

    Segundo o Ministério da Saúde, na fase crônica, a maioria dos casos não apresenta sintomas, porém algumas pessoas podem ter problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, e digestivos, como megaesôfago.


  • Jarun011/iStock

    Como é feito o tratamento?

    Segundo os órgãos de saúde, a Doença de Chagas tem cura e quanto antes for realizado o tratamento melhor. O diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue.


  • Nattakorn Maneerat/iStock

    Como é feito o tratamento?

    O tratamento deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que identificada.

    Para as pessoas na fase crônica, a indicação desse medicamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso.

    Em casos de intolerância ou sem resposta para o tratamento com o medicamento, o Ministério da Saúde disponibiliza o nifurtimox como alternativa.


  • Nathanphoto/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Evite colônias

    A prevenção da doença de Chagas está ligada à forma de transmissão. A principal forma é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências.

    Desta forma, é preciso usar inseticidas residuais, que devem ser aplicados por uma equipe técnica habilitada.

    Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, podem-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.


  • Ales_Utovko/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Proteja-se em áreas de mata

    Em áreas de matas, é recomendado o uso de repelentes e roupas de mangas longas, principalmente durante a realização de atividades noturnas.


  • Victorass88/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Não mate o inseto

    Ao encontrar um “barbeiro”, não se deve esmagar, apertar, bater ou danificar o inseto.

    O indicado é proteger a mão, com luva ou saco plástico, e acondicionar o inseto em recipientes plásticos, com tampa de rosca para evitar a fuga e mantê-lo, preferencialmente, vivo. Uma equipe especializada deve ser chamada para retirar o inseto.


  • Rodrigobark/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Verifique os alimentos

    Ao consumir alimentos in natura, como caldo de cana e açaí, o indicado é procurar lugares com boa condição de higiene e que sejam fiscalizados pela vigilância sanitária.


  • Magnascan/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Verifique os alimentos

    Quando os alimentos forem preparados em casa, a indicação é manter os cuidados de higienizar, lavando bem e, se possível, fervendo antes do consumo.

    Qualquer cozimento acima de 45ºC elimina o perigo de transmissão da doença. Por outro lado, segundo o Ministério da Saúde, o resfriamento ou congelamento de alimentos não previne a transmissão oral.


  • Jacoblund/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Cuidado com os alimentos ao viajar

    Um das principais formas de contrair a Doença de Chagas atualmente é por meio da ingestão de alimentos infectados.

    Por isso, ao viajar, principalmente para países das Américas, é preciso ter cuidado com os alimentos que irá comer.


  • Ildo Frazao/iStock

    Saiba como prevenir a Doença de Chagas

    Conheça as regiões com maior número de casos

    Ainda não há vacina para a Doença de Chagas. Por isso, ao viajar ou residir em regiões com maior número de casos, é preciso ter atenção. Estados como Minas Gerais e o Pará são os mais afetados. Além disso, a região Norte concentra 95% dos casos do país.


fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close