Faça uma busca


|
Publicado em: 12 de outubro de 2020

Entenda a diferença entre facetas de porcelana e lentes de contato dental

Esses procedimentos odontológicos, cada vez mais populares, costumam nos confundir. Aprenda a diferenciá-los.

Imagem: Imagem: Motortion/iStock
Arman Neto
Por: Arman Neto

O sorriso perfeito é o sonho de muita gente. Para consegui-lo, não são poucos aqueles que recorrem a tratamentos como facetas de porcelana e lentes de contato dental

Como você já deve ter ouvido falar, esses procedimentos vêm se tornando cada vez mais populares, tendo como adeptos diversos famosos que não abrem mão de ter os dentes mais brancos

Leia também: 50 segredos que seu dentista jamais contaria a você.

Mas você sabe qual é a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental? Pois é. Sabemos que ambos tratamentos parecem ser a mesma coisa e por isso tendem a nos confundir. 

É por isso que resolvemos explicar tintim por tintim e não deixar mais ninguém com dúvidas.

Mas lembre-se: esses não são meros procedimentos estéticos. Converse com o seu para que ele lhe indique o tratamento mais apropriado para você. Aproveitando, lembramos a importância de superar o medo e consultar o dentista regularmente.

O que são as facetas de porcelana?

Faceta de porcelana
Imagem: alex-mit/iStock

As facetas de porcelanas são peças que funcionam como uma espécie de capa e, como o nome já diz, são feitas de porcelana. Elas têm cerca de 7 mm de espessura e são coladas na frente dos dentes. A intenção desse procedimento é fazer com que a aparência dos dentes seja a mais natural possível. 


E as lentes de contato dental, o que são?

Lente de contato dental
Imagem: alex-mit/iStock

As lentes de contato dental também são peças feitas de porcelana. Entretanto, são menores, com espessura de mais ou menos 2 mm. Ou seja: são finíssimas! Caso você queira informações mais detalhadas sobre as lentes de contato dental, nesta matéria tem tudo o que você precisa saber sobre a técnica.

E qual a diferença entre o uso das facetas de porcelana e das lentes de contato dental?

Imagem: Lacheev/iStock

Como vimos, as facetas de porcelana e as lentes de contato dental são muito parecidas, o que, como já mencionamos, costuma nos confundir. Porém, o que as difere são suas aplicações. 

As facetas de porcelana geralmente são indicadas para situações nas quais os dentes têm sua coloração alterada por falta de esmalte ou escureceram em decorrência de algum procedimento odontológico.

Já as lentes de contato dental são comumente usadas para correções menores, como aumento do comprimento dos dentes ou o formato dos mesmos.

As facetas de porcelana requerem mais desgaste dos dentes do que as lentes de contato. Por isso, as facetas necessitam de mais preparo para serem colocadas. 

Como é feito cada procedimento? 

Imagem: RossHelen/iStock

Para fazer qualquer um dos dois procedimentos, são necessárias pelo menos três sessões, lembrando que as facetas de porcelana requerem maior preparo para a sua aplicação. 

É preciso fazer um estudo facial e dentário do paciente para só então decidir o tamanho, o formato e a cor dos dentes. Com isso acordado entre dentista e paciente, se a técnica escolhida foi a de faceta de porcelana, o passo seguinte é o desgaste dos dentes para aplicação das facetas. 

Após o preparo dos dentes que receberão o tratamento (caso necessário), é feita a moldagem. Os moldes então são enviados a um laboratório a fim de produzir as peças de porcelana ou as lentes de contato. Após essa etapa, vem a aplicação no paciente. 

Prós das facetas de porcelana e das lentes de contato dental

Faceta de porcelana
Imagem: AndreyPopov/iStock

Ambos os procedimentos trazem a vantagem de poder corrigir a assimetria dos dentes, caso ela exista. Também servem para fechar o diastema, que são aqueles espaços entre os dentes. 

Entretanto, a vantagem que mais faz com que pacientes recorram aos procedimentos são o clareamento e a alteração dos formatos dos dentes. 

Além disso, há outras vantagens como a longevidade do tratamento, manutenção baixa e resultado rápido.

Contras das facetas de porcelana e das lentes de contato dental

Uma das desvantagem desses procedimentos é que mesmo a manutenção sendo baixa, há a necessidade de um acompanhamento odontológico. Geralmente são necessárias consultas semestrais, mas isso pode variar de acordo com as recomendações do seu dentista. 

Mais uma desvantagem é a necessidade de substituição das peças de porcelanas, que podem durar até 10 anos. 

Outra desvantagem é o cuidado redobrado com os seus dentes. Roer unhas ou ficar mordendo objetos diversos podem destruir a porcelana do tratamento. Morder alimentos muito duros pode ser um problema. 

E por fim, a preocupação com a higiene bucal: como as peças de porcelana impedem a identificação de problemas como gengivite e cáries, escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental se tornam hábitos imprescindíveis.

Leia também: Hoje o dia é deles: piadas de dentistas para compartilhar!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados