Você anda se sentindo cansado? Acredite, a melhor forma de aumentar os seus níveis de energia é por meio da prática de exercícios físicos regulares.

De acordo com a Sociedade Internacional de Exercício e Imunologia (ISEI), três ou quatro sessões semanais curtas de treino de força (musculação) e de ginástica aeróbica de médio impacto (como correr, pedalar, nadar ou dançar) são suficientes para o sistema imunológico produzir mais células assassinas naturais (NK), que atacam as células cancerosas em formação e protegem o corpo contra infecções.

Embora o número de células NK retorne aos níveis anteriores ao exercício em poucas horas, cada sessão traz um pequeno benefício que, cumulativamente, conduz à redução do risco de contrair infecções e desenvolver doenças. Por isso, a chave para manter o sistema imunológico sempre forte está na frequência e não na intensidade das atividades: exercícios físicos regulares leves são melhores do que exercícios intensos e esporádicos.

O exercício alivia o trabalho do sistema imunológico, acelerando a eliminação de micróbios e outros perigos porque:

• Demanda respiração mais profunda. Isso fortalece os músculos que participam da respiração, melhora a função pulmonar e o aporte de oxigênio para os tecidos.
• Estimula a circulação. As células imunológicas deslocam-se mais rapidamente, atacando e destruindo os agentes invasores antes que causem lesões.
• Aumenta a transpiração. A consequência é a eliminação mais rápida dos resíduos do metabolismo pela pele.
• Reforça a atividade muscular. Isso facilita o retorno do sangue ao coração e melhora a circulação da linfa.
• Melhora a autoconfiança e a autoestima. Está comprovado que o exercício reduz os efeitos negativos do estresse.

Nunca é tarde para começar a melhorar sua saúde por meio de exercícios físicos. Apertar o passo por cerca de 10 minutos já é o suficiente para diminuir a fadiga e aumentar o estado de alerta durante várias horas. E tornando passeios desse tipo um hábito diário você também estará fortalecendo o coração, tonificando os músculos e melhorando a função da maioria dos órgãos e sistemas do organismo. E então, pronto para começar a se exercitar?