Faça as pazes com a sobremesa

Se você é uma daquelas pessoas que não vive sem sobremesa, a palavra dieta pode parecer um tormento, não é mesmo? Mas calma, você pode incluir a sobremesa no cardápio sem que isto prejudique a dieta.

Redação | 14 de Maio de 2018 às 09:00

JANIFEST/iStock -

Não faz muito sentido realizar mudanças saudáveis em sua alimentação se você não conseguir manter isso a vida toda. Devemos – e precisamos – apreciar nossa comida. Se você é uma daquelas pessoas que não vive sem sobremesa, a palavra dieta pode parecer um tormento, não é mesmo? Mas calma, você não precisa para de comer doce; basta ter moderação. Isso significa regalar-se com uma sobremesa de vez em quando.

Alguns pedaços saborosos bastam

Se você tiver desfrutado de uma saborosa refeição relaxante com a família ou amigos, não deve precisar de uma grande porção de bolo ou torta para fazê-lo feliz. Regale-se com algumas provas, e pare por aí. Bolo coberto de chocolate? Sirva-se de uma fatia pequena e preencha o restante do prato com lindas frutas vermelhas frescas.

Crie um repertório de sobremesas à base de frutas. Uma maçã ou pera assada com um fio de xarope de bordo, uma torta de frutas frescas, até mesmo uma tigela de frutas vermelhas com uma colherada de iogurte natural e talvez alguns cubinhos de gengibre açucarados – todos são deliciosamente doces sem muito açúcar refinado.

Busque grãos integrais. A maioria dos produtos assados é feita com farinha de trigo, mas não necessariamente. Muitas receitas reduzem a quantidade de farinha branca e usam em seu lugar farinha de trigo integral, aveia ou outros ingredientes, mais favoráveis para o coração.

Chocolate na sobremesa pode?

Gosta de chocolate? Opte pelo amargo. Comer pequenas quantidades de chocolate amargo regularmente pode, na verdade, reduzir o risco de doença cardíaca. Saiba que raspas de chocolate amargo sobre aquela tigela de frutas vermelhas compõem uma sobremesa perfeita e saudável para o coração, assim como produtos assados feitos com cacau, que contém a maioria dos antioxidantes do chocolate. Os benefícios do chocolate ao leite são neutralizados pelos açúcares e gorduras lácteas.

Prefira as coisas boas. Não desperdice calorias e carboidratos em bolos comprados prontos, que nem são tão especiais e, sem dúvida, contêm ingredientes que você não quer ou dos quais não precisa. se você é um amante de chocolate, compre barras de chocolate amargo ou meio-amargo de boa qualidade e separe apenas alguns quadrados. Coma-os lentamente, saboreando o gosto rico, complexo. Você achará que esses poucos quadrados serão suficientes (especialmente se os acompanhar de uma xícara de café ou um pouco de vinho tinto). Sorvete é um de seus favoritos? Compre o de melhor marca e então sirva uma colherada do tamanho de uma bola de golfe. Sente-se à mesa, como o faria para o jantar, e saboreie sua porção. Você ficará surpreso quando terminar e não estiver com desejo de comer mais.