Talvez você não conheça todas as frutas e hortaliças listadas aqui e não sabia como são boas para a saúde. Porém fique certa de que eles são igualmente deliciosos e ricos em nutrientes importantes!

Experimente algumas das frutas e hortaliças abaixo e transforme o seu almoço em uma explosão de sabor e saúde:

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1. Ameixa seca

O fruto seco de certas espécies de ameixa contém uma fibra solúvel especial denominada pectina. Essa substância forma um gel nos intestinos, a fim de absorver qualquer colesterol em excesso, varrendo-o para fora do seu corpo.

Em um estudo científico, 41 homens com colesterol levemente alto acrescentaram 12 ameixas secas à sua alimentação diária durante quatro semanas. Em conclusão, o nível de colesterol no sangue da maioria do grupo caiu drasticamente.

Misture ameixas secas com um pouco de água. Faça um purê macio e use-os para substituir alguns dos óleos comuns no dia a dia. Ameixas também darão um sabor agridoce a ensopados e saladas.

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2. Manga

Essa fruta exuberante é uma das melhores fontes de fibras, que ajudam a digestão, e de vitaminas essenciais diárias – A, C e E.

Sua polpa suculenta e doce é também excelente fonte de poderosos antioxidantes, considerados bons para ajudar a combates doenças do coração, câncer e outras doenças. Em outras palavras, é uma das frutas e hortaliças que você deve ter em sua lista de alimentos.

Acrescente a manga a vitaminas. Corte em cubos e coloque em saladas de frutas e molhos mexicanos, além de fazer purês para criar molhos para peixes e frango.

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3. Couve-rábano

Mais um membro da família das crucíferas e um parente do nabo, além de uma das frutas e hortaliças mais nutritivas, a couve-rábano é mais doce e suculenta do que o nabo comum.

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As folhas cozidas têm sabor muito semelhante às do repolho. Apare e descasque o bulbo para remover qualquer traço da camada fibrosa que fica logo abaixo da pele. Em seguida, ferva e cozinhe ao vapor. Faça tipo sauté ou misture em assados. Experimente, também, crua e ralada em saladas.

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4. Agrião

Os romanos e os egípcios antigos comiam essa folha verde e apimentada para aumentar a capacidade mental e o nível energético.

O agrião é rico em vitamina C e ferro, que previnem a anemia e melhoram cabelo, unha e pele. Ele também possui alto grau de antioxidantes e quantidades importantes de magnésio e potássio, nutrientes essenciais para a regulação do metabolismo.

Salpique-o nas saladas, misture em ensopados ou purês de batatas e em temperos para preparar uma deliciosa sopa.

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5. Alho

Não recomendamos fazer isto sozinho, já que o resultado é delicioso demais para apenas uma pessoa! Remova as camadas fininhas e mais soltas de uma cabeça de alho. Em seguida fatie um pequeno pedaço do topo, borrife levemente com um pouco de azeite, embrulhe em papel-alumínio e asse em um forno preaquecido a 180ºC por uma hora. A seguir, esprema a pasta cremosa que sairá da casca do alho e espalhe sobre torradas quentes.

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O resultado não só é delicioso como também lhe proporcionará uma imensa dose de thioallyls, nutriente fitoterápico capaz de baixar os níveis de colesterol no sangue. Cientistas avaliam que você possa baixar seu colesterol em aproximadamente 9% só de comer alguns dentes de alho fresco diariamente.

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6. Endívia

Essa cabeça branca, cilíndrica, é composta de folhas grossas e suculentas, de sabor suave e levemente amargo. A endívia é uma das frutas e hortaliças mais ricas: funciona como uma excelente fonte de ferro, potássio e fibras. Acrescente a saladas e use as folhas alongadas e firmes como colher para pastinhas.

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7. Pak choi (repolho-chinês)

Repolho oriental, o pak choi é uma espécie das crucíferas, que traz diversos benefícios para a saúde, incluindo propriedades anticancerígenas, além de estar entre as frutas e hortaliças mais nutritivas.

Ele possui um sabor leve e delicado e conserva parte da sua firmeza quando cozido. Para que ele mantenha o sabor, sirva-o picado e refogado com um pingo de óleo de amendoim e molho de soja.

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8. Batata-doce

Uma única batata-doce pode proporcionar toda a quota diária recomendada de vitamina E. Além disso, você também estará ingerindo doses generosas de vitaminas A e C, que, entre diversos benefícios, melhoram a visão e reforçam o sistema imunológico. Asse algumas batatas-doces com casca ou amasse-as com um pouco de manteiga e uma pitada de canela moída na hora.

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9. Funcho

Também conhecido como anis ou erva-doce, o funcho tem sabor adocicado e é levemente licoroso. As folhas delicadas podem certamente ser usadas como tempero em sopas e ensopados.

A base larga e bulbosa é servida como legume e pode ser comida crua ou fatiada e cortada em cubos para ensopados. O funcho ajuda a digestão e ao mesmo tempo combina bem com peixes.

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10. Abacate

O abacate é uma fruta rica em gordura, mas trata-se de gordura boa: do tipo monoinsaturado, que ajuda a baixar o nível de colesterol.

Experimente amassar um abacate maduro com um pouco de suco de limão, uma cebola e um tomate picados como recheio de batatas cozidas ou panquecas!

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