Não dá para evitar o estresse. Ele é tão natural na nossa vida quanto o oxigênio que precisamos respirar para continuarmos vivos. E, na verdade, um pouco de estresse até faz bem. E isso porque ele impele as pessoas a se superarem, as mantém estimuladas, dá um gás no sistema imunológico e aumenta a autoestima. Mas se houver em excesso, você pode levar muito tempo tentando se recuperar do caos emocional que ele pode causar em seu corpo.

Ansiedade, depressão, saúde debilitada e paralisia psicológica são alguns dos possíveis efeitos do estresse no corpo. O organismo da pessoa estressada começa a liberar hormônios como o cortisol, que avisa o cérebro e o sistema cardiovascular que o corpo está sob ataque constante, levando a problemas graves, de infarto do miocárdio a doenças inflamatórias crônicas, como a artrite. Felizmente, o armário da cozinha guarda um oásis de calma e tranquilidade. E com um pouco de conhecimento você é capaz de minimizar os efeitos do estresse no seu dia a dia. Por isso, confira abaixo alguns tratamentos caseiros.

13 dicas para minimizar o estresse:

Betul Aktas/iStock

Segundo os pesquisadores, várias pessoas do grupo afirmaram ter usado o chá para relaxar. Os pesquisadores concluíram que o ritual de tomar chá e os aspectos sociais associados explicariam o fato de ele ser um ansiolítico natural.


taa22/iStock

3. Escolha o verde

O teor de cafeína no chá-verde é menor que o da maioria dos outros tipos de chá. Assim, você está liberado para beber as cinco xícaras de chá que ajudaram a reduzir o estresse psicológico de um grande grupo de japoneses num estudo recente realizado na faculdade de pós-graduação em Medicina da Universidade Tohoku, em Sendai.


KMNPhoto/iStock

Os pesquisadores não conseguiram identificar nenhum componente específico do chá-verde com este efeito calmante, mas estudos realizados com animais indicam que um componente, a epigalocatequina galato (EGCG), exerce efeitos sedativos e hipnóticos que fizeram o organismo reduzir a produção de hormônios do estresse.


Nikolay_Donetsk/iStock

4. A calma da camomila

Para quem sofre de ansiedade generalizada, estar estressado é uma condição permanente. Essas pessoas estão sempre preocupadas, sofrem com dores musculares, irritabilidade, fadiga e insônia, e se assustam com facilidade. E um estudo comprovou que a ingestão de camomila reduziu esses sintomas em surpreendentes 50%.