Poderoso anti-inflamatório e antioxidante, o Golden Milk, ou leite dourado, pode trazer muitos benefícios para a saúde. Suas propriedades nutricionais são provenientes da mistura de especiarias ao leite vegetal. Entre os ingredientes, a cúrcuma é a responsável pelo tom dourado da bebida. A mistura de todos os condimentos traz sabor e benefícios à saúde para a mistura, pois cada um deles tem propriedades nutricionais únicas.

Além disso, pesquisadores afirmam que o Golden Milk pode ser também um ótimo termogênico, ou seja, um grande aliado no emagrecimento. Mas suas qualidades não param aí. Descubra a seguir como o seu dia pode começar com muita energia com essa bebida incrível que virou moda no mundo todo.

Benefícios do Golden Milk

O Golden Milk é uma bebida originária da Ayurveda, medicina tradicional indiana. Sua receita original inclui gengibre, canela, pimenta e cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra). Com um sabor cítrico, a cúrcuma possui um componente importante no combate a processos inflamatórios: a curcumina. Estudos indicam que essa substância também protege o fígado e tem efeitos anticancerígenos notáveis. Adicionalmente, contém compostos que bloqueiam a formação de beta-amiloide – responsável pelas placas que comprometem a função cerebral e levam à doença de Alzheimer.

A Índia produz quase todo o açafrão-da-terra consumido no mundo e utiliza 80% de sua produção. Mas, mesmo assim, é fácil achar o tempero: você o encontra na seção de condimentos do supermercado. Verifique se o amarelo está bem vivo e se o aroma está forte. Guarde-o em recipiente hermético em local fresco, seco e ao abrigo da luz.

Outro componente essencial na preparação é o gengibre, que auxilia a digestão e alivia os sintomas de resfriados, gripes, dores de cabeça e artrite. O gengibre também é ótimo no alívio de alergias, saiba mais. Para finalizar e dar um toque aromático, não podemos esquecer da canela, que afasta o cansaço e trata problemas digestivos. Misturando todos esses ingredientes, e mais a pimenta-do-reino, você conseguirá ter uma bebida deliciosa e saudável.

Vamos preparar!

O Golden Milk é muito fácil de fazer. Apesar de ter diversas variações, a base é sempre o leite vegetal. Mas, se você não encontrar leites vegetais no mercado, não tem problema. Saiba que é muito fácil preparar em casa. Confira aqui o modo de fazer leites de coco, inhame e amêndoas.

Então, vamos ao preparo do nosso leite dourado.

Ingredientes:

1 xícara (250 ml) de leite vegetal
2 colheres (café) de cúrcuma (açafrão-da-terra)
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de canela
1 colher (café) rasa de pimenta-do-reino moída
1 colher (chá) de mel ou de açúcar mascavo

Como fazer:

Misture todos os ingredientes secos e adicione ao leite. Em seguida, leve ao fogo e aqueça até uma temperatura em que a bebida possa ser consumida. Não deixe ferver.

Recomenda-se tomar o Golden Milk apenas uma vez ao dia. Porém, se você estiver grávida ou utilizando anticoagulantes ou anti-inflamatórios não esteroides (AINE), consulte seu médico antes de introduzir a bebida na sua rotina.

Por THAÍS GARCEZ

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!