Guia familiar para prevenir o resfriado

A temporada de resfriados já começou, e é bom que os seus cuidados para preveni-los já estejam em funcionamento! Confira este guia que vai ajudar a sua família a ficar longe do resfriado.

Redação | 24 de Abril de 2018 às 17:00

Tero Vesalainen/iStock -

Há 99 cepas conhecidas do vírus que provoca o resfriado comum e a miríade de vírus que causa a gripe. Quando esses vírus sofrem mutações e surgem novas cepas, o sistema imunológico tem de aprender a combater cada novo atacante. É por isso que as crianças têm tantos resfriados todo ano: o seu sistema imunológico não é tão desenvolvido quanto o dos adultos. No caso do H1N1, o vírus da gripe suína, os mais velhos tinham alguma proteção, porque o sistema imunológico reconhecia  o vírus, parecido com outro que circulou há uns 50 anos.

O problema é que não podemos prever como um vírus vai agir em cada indivíduo. “Mesmo um resfriado leve pode ser um grande fator de risco para alguém vulnerável que estiver por perto”, diz o professor Robert Booy, chefe de pesquisa clínica do Centro Nacional de Pesquisa e Vigilância em Vacinação da Austrália.

O estilo de vida também influencia o modo como reagimos aos resfriados. As crianças estão expostas a uma carga viral elevada na creche e na escola. Os adolescentes podem enfraquecer a imunidade com os exageros da idade, e os idosos talvez não se alimentem direito. Eis uma relação do que é preciso saber para cuidar bem da família:

Como cuidar do resfriado em bebês

A maior proporção de internações por gripe é de bebês com menos de um ano. Ainda bem que eles raramente morrem por isso, mas podem ficar muito mal. E o problema não é só o vírus da gripe, mas também o sincicial respiratório, que causa bronquiolite, própria de crianças até os 2 anos.

Elimine o resfriado em crianças pequenas

No caso dos micróbios, as crianças pequenas são super transmissoras. Além de suscetíveis a mais vírus, porque o sistema imunológico ainda não amadureceu, também não costumam lavar bem as mãos nem sabem eliminar o catarro. E costumam entrar em contato íntimo com outras crianças doentes na creche e na pré-escola. É comum as crianças pequenas terem cinco a sete resfriados por ano, e não é rato que passem o ano inteiro com o nariz escorrendo.

Previna crianças maiores

As famílias com filhos em idade escolar podem contar com muitos resfriados por ano. Com os pais trabalhando e outros irmãos para cuidar, é tentador medicar os filhos e mandá-los para a escola. Mas isso pode comprometer a recuperação e espalhar o v´rus pelo resto da turma. Também é possível que os pais estejam abusando do armário de remédios. Há indícios de que os remédios vendidos sem receita não funcionam e que os pais estejam dando aos filhos remédios demais. A Anvisa não recomenda o uso de remédios sem receita. medicamentos para menores de 12 anos devem ser prescritos por médicos, principalmente para menores de 2 anos de idade por conta dos efeitos colaterais e também porque a dose do remédio deve estar de acordo com o peso da criança, acrescenta o Dr. José Henrique Goulart da Graça, médico pediatra no Rio de Janeiro.

Estenda o cuidado também aos adolescentes

É estressante ser adolescente. Além do surto de crescimento e da atividade hormonal sem precedentes, o mundo digital de hoje deixa muitos jovens tensos e insones com os milhares de recursos disponíveis. Os vírus se espalham entre os adolescentes como fogo em um matagal pelas mesmas razões das crianças pequenas, mas também porque é nessa idade que eles começam a experimentar o beijo.

Adultos não devem negligenciar o resfriado

A probabilidade de sucumbir aos vírus é maior quando a imunidade é comprometida pela vida apressada ou pelo estresse excessivo. No inverno, é mais importante ainda cuidar da defesa.

O local de trabalho pode ser terrível, principalmente quando doentes continuam em atividade e tendo contato próximo com os outros. Cuidar de crianças também pode ser arriscado. Os adultos têm em média dois ou três resfriados por ano.

Cuidado redobrado com idosos

Em geral, os mais velhos têm menos resfriados, só uma vez ao ano. Mas, quando envelhecemos, o sistema imunológico fica um pouco menos eficaz para nos proteger de doenças, e o resfriado pode levar mais tempo para sarar. A velhice também pode trazer outras doenças que comprometem a imunidade.

Tome cuidado com a gripe sazonal, pois ela pode ser até mesmo fatal nos muito idosos.

Por Maiella Ugalde