Hortelã pode ajudar a aliviar problemas digestivos
A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos. Confira!
Não é à toa que os restaurantes oferecerem balas de hortelã na saída. Essa erva única é conhecida há milênios por seu sabor refrescante, por perfumar o hálito e também por combater a indigestão e reduzir os gases e a distensão abdominal. Sim, é possível fazer uma bala maravilhosa com ela, mas os benefícios do hortelã são maiores do que você imagina.
Um aliado do seu sistema digestivo
A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos que revestem o trato intestinal, ajudando a aliviar cólicas. Quer saber mais sobre óleos essenciais e suas funções curativas? Então clique aqui!
Gastroenterologistas britânicos que pulverizaram óleo de hortelã diluído nos endoscópios — aparelhos tubulares usados em colonoscopia — constataram que os espasmos dolorosos cessaram em menos de 30 segundos. As propriedades antiespasmódicas da erva a tornam uma escolha natural para aliviar a síndrome do intestino irritável (SII), distúrbio que provoca cólicas imprevisíveis, indigestão e episódios alternados de constipação e diarreia.
Em um estudo realizado em Taiwan, os pacientes com SII que receberam cápsulas de óleo de hortelã 15 a 30 minutos antes das refeições apresentaram redução significativa da distensão abdominal, ruídos gástricos e gases. Além disso, a dor abdominal foi reduzida ou desapareceu totalmente em alguns casos.