Faça uma busca
|
Publicado em: 11 de abril de 2020

Hortelã pode ajudar a aliviar problemas digestivos

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos. Confira!

Imagem: Maya23K/iStock
Publicidade


Não é à toa que os restaurantes oferecerem balas de hortelã na saída. Essa erva única é conhecida há milênios por seu sabor refrescante, por perfumar o hálito e também por combater a indigestão e reduzir os gases e a distensão abdominal. Sim, é possível fazer uma bala maravilhosa com ela, mas os benefícios do hortelã são maiores do que você imagina.

Um aliado do seu sistema digestivo

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos que revestem o trato intestinal, ajudando a aliviar cólicas. Quer saber mais sobre óleos essenciais e suas funções curativas? Então clique aqui!

Gastroenterologistas britânicos que pulverizaram óleo de hortelã diluído nos endoscópios — aparelhos tubulares usados em colonoscopia — constataram que os espasmos dolorosos cessaram em menos de 30 segundos. As propriedades antiespasmódicas da erva a tornam uma escolha natural para aliviar a síndrome do intestino irritável (SII), distúrbio que provoca cólicas imprevisíveis, indigestão e episódios alternados de constipação e diarreia.

Em um estudo realizado em Taiwan, os pacientes com SII que receberam cápsulas de óleo de hortelã 15 a 30 minutos antes das refeições apresentaram redução significativa da distensão abdominal, ruídos gástricos e gases. Além disso, a dor abdominal foi reduzida ou desapareceu totalmente em alguns casos.

Publicidade


A hortelã é recomendada para diversos problemas digestivos, entre eles:

  • twinsterphoto/iStock

    1. Gases

    Como ajuda a digestão, a hortelã pode ajudar a evitar a flatulência. Confira outras dicas simples para combater os gases!


  • ipopba/iStock

    2. Cálculos biliares

    Evidências preliminares sugerem que a hortelã ajuda a dissolver cálculos biliares e pode reduzir a necessidade de cirurgia.


  • Photodjo/iStock

    3. Náusea

    A hortelã anestesia ligeiramente o revestimento gástrico e reduz a náusea leve.


  • undefined undefined/iStock

    4. Úlceras

    A hortelã também é um bom aliado no alívio das dores de cicatrização de úlceras.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close