O que vem à sua cabeça quando o assunto é perder peso? Provavelmente dietas, longas horas de exercício na academia… E o tempo (e dinheiro!) investidos nessas tarefas. Porém saiba que é possível contornar a falta de espaço na agenda: malhando em casa, você consegue cuidar da sua saúde da mesma forma.

Para começar, é necessário apenas que você tenha um espaço livre em casa e muita força de vontade! Pode não ser fácil desenvolver e continuar suas séries sem um instrutor, mas não desanime. Pense em sua saúde e no quanto seu corpo precisa de cuidados que só a atividade física pode oferecer.

E não se esqueça: antes de começar, consulte um médico. Faça um check-up geral para saber se está tudo certo e pergunte sobre a possibilidade de realizar exercícios físicos em casa. Faça perguntas, busque orientações; mas não deixe a ideia de lado. Além disso, existem aplicativos gratuitos que podem auxiliar e até motivar você na hora da malhação!

Conheça 5 exercícios leves para cuidar da saúde malhando em casa:

Os exercícios a seguir trabalham diversas partes do corpo, como abdômen, glúteos, bíceps e outros. Cada série pode ser realizada diariamente, e cada uma pode conter 15 repetições, dependendo da sua capacidade física. À medida que seu corpo se desenvolver com os exercícios, aumente as repetições, mas respeite seus limites.

É importante também manter-se hidratado enquanto realiza as séries, já que você produzirá suor. Entenda como a água pode ser importante para o corpo e como beber mais todos os dias.

Agachamento

Fique de pé, e afaste os pés de modo que eles se alinhem aos seus ombros. Mantenha a coluna reta, erga os braços à frente do seu tronco e dobre os joelhos até onde conseguir, sem ir completamente até o chão. Depois, volte à posição original estendendo as pernas.

O agachamento é um dos exercícios que mais ajudam na tonificação muscular, trabalhando principalmente glúteos e músculos das pernas. A queima de gorduras também é intensa mesmo em exercícios de curta duração.

Abdominais

Deite-se no chão sobre um tapete ou outro material que impeça o contato direto da coluna, a cabeça e o cóccix com o chão. Ponha as mãos atrás da cabeça e apoie os dois pés no chão, de forma que seus joelhos formem um ângulo reto. Movimente-se de forma que os ombros saiam do chão em direção aos joelhos. Ao fazer esse movimento, solte o ar; inspire quando voltar à posição inicial.

O exercício abdominal é imprescindível para a prevenção da dor na lombar, além de melhorar a respiração, queimar gorduras localizadas no abdômen e melhorar a postura. Se você estiver malhando em casa com abdominais, espere boas melhoras na sua saúde!

Flexão dos joelhos

Sente-se numa cadeira e encoste no apoio. Ponha suas mãos nas coxas e movimente os joelhos, de modo que suas pernas fiquem retas enquanto está sentada. Depois, desça os pés novamente até o chão. Repita o movimento até completar a série.

Os joelhos são uma das partes mais importantes e complexas do corpo. Eles são responsáveis pela sustentação do peso do corpo, e têm papel fundamental no movimento. Por isso, ao longo da vida, podem apresentar problemas sérios, como a artrose, decorrentes do desgaste e da falta de exercícios. Se você estiver malhando em casa, não se esqueça dos joelhos!

Alongamento dos braços

Fique de pé. Posicione os braços ao lado do corpo. Eleve os dois ao mesmo tempo até suas mãos se tocarem sobre a sua cabeça. É possível fazer com os dois ao mesmo tempo ao ao menos um de cada vez, caso tenha problemas.

Alongar todos os dias ajuda o corpo a movimentar-se mais facilmente e evitar lesões. Alongamentos constantes tornam seus músculos mais flexíveis e reduzem as chances de torções, por exemplo. Podem ser feitos a qualquer hora do dia, mas principalmente pela manhã, quando seu corpo está se preparando para o longo dia à frente! Conheça também as melhores horas do dia para se exercitar.

Trabalho dos bíceps

Para este exercício, o ideal é que você encontre objetos que pesem entre 800g e 1kg, dependendo do seu condicionamento e limitações físicas. Se está malhando em casa, é possível encontrar esse peso em sacos de feijão ou arroz, por exemplo. Com os braços ao lado do corpo e cotovelos formando um ângulo reto, erga os sacos (um em cada mão) até os ombros. Repita o processo com o número de repetições de sua série. Não estique os braços, apenas faça o movimento com os cotovelos.

Os exercícios para o bíceps são ótimos também para quem está malhando em casa, principalmente porque é possível improvisar os pesos utilizados na academia. Praticá-los frequentemente aumentará o tônus muscular e fortalecerá a área dos ombros, tórax e fortalecerá os ligamentos dos braços.