Medicina: fique por dentro das novas descobertas!

Novas descobertas e pesquisas são feitas todos os dias pelos médicos e cientistas. Fique por dentro das novidades do mundo da medicina!

Redação | 11 de Novembro de 2018 às 19:00

Irina_Strelnikova/iStock -

A medicina está em constante avanço. Todos os dias pesquisadores fazem novas descobertas e novas pesquisas se iniciam sobre os mais diversos assuntos. Informe-se e fique por dentro das novidades do mundo da medicina!

Multivitamínicos contra doença cardiovascular?

Muitos tomam multivitamínicos diariamente na esperança de melhorar a saúde geral e a expectativa de vida. Pesquisadores canadenses e franceses decidiram testar esses suplementos contra a principal causa de morte no mundo: doença cardiovascular. Depois de avaliar os resultados de ensaios clínicos recentes, concluíram que, embora multivitamínicos tragam benefícios à saúde, não têm efeito significativo no risco de doença cardiovascular, infartos ou AVCs.

Ir ao mesmo médico reduz o risco de morte

Com base nas evidências de 22 estudos, um relatório britânico vinculou o contato repetido entre um paciente e o mesmo médico a uma redução modesta, porém significativa, no risco de morte. Uma forte relação médico-paciente pode resultar em melhor monitoramento, melhor capacidade de resposta às preocupações do paciente, tratamento sob medida e melhor adesão ao tratamento, uma vez que o paciente tende a confiar mais no médico.

Lentilha diminui a glicose no sangue

Lentilha não só é rica em proteína, fibras e micronutrientes, como também pode ajudar no controle da glicose no sangue. Um experimento da Universidade de Guelph, no Canadá, comparou a ingestão de uma porção de um alimento rico em amido (arroz ou batatas) com a ingestão do mesmo alimento tendo a metade da porção substituída por lentilhas. As lentilhas retardaram a liberação dos açúcares da refeição, resultando em níveis de glicose 20% a 35% menores.

Por Samantha Rideout