Notícias do mundo da Medicina I

Café menos torrado tem mais antioxidantes Além da cafeína, a bebida também contém ácido clorogênico, um composto benéfico. As duas substâncias são

Redação | 10 de Novembro de 2017 às 01:08

PrathanChorruangsak/iStock -

Café menos torrado tem mais antioxidantes

Além da cafeína, a bebida também contém ácido clorogênico, um composto benéfico. As duas substâncias são antioxidantes, ou seja, protegem as células dos danos causados por radicais livres. Pesquisadores coreanos mediram-nas em grãos de café com vários níveis de torra. A quantidade de cafeína não mudou muito, mas quanto mais leve a torra, mais ácido clorogênico estava presente.

Remédio antiacne na esclerose múltipla

Um estudo da Universidade de Calgary, no Canadá, verificou que a minociclina, um medicamento para acne, pode retardar o avanço da esclerose múltipla no estágio inicial. Hoje não há medicamentos orais para esse estágio da doença. A minociclina já foi aprovada para a acne no Canadá e na União Europeia e pode ser receitada para usos não descritos na bula.

A reação à dor do outro é importante

Quando alguém próximo sofre de dor crônica, há três tipos de reação: comportamentos empáticos (oferecer apoio emocional), comportamentos solícitos (assumir as tarefas e incentivar o repouso) e comportamentos punitivos (irritar-se). Um estudo de 2017, publicado na Psychological Science, acompanhou 145 pacientes com osteoartrite do joelho. Em 18 meses, só os que tiveram a empatia dos cônjuges melhoraram a função física.

Barulho eleva o risco de pressão alta

A exposição repetida a ruídos intensos aumenta a probabilidade de hipertensão, segundo pesquisadores que acompanharam moradores da área do Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia. Quem morava mais perto da rota dos aviões suportava ruído mais alto a longo prazo; a probabilidade de hipertensão subiu 69% a cada aumento de dez decibéis do volume.

Por Samantha Rideout