A razão pela qual as frutas e as hortaliças são tão importantes para uma alimentação saudável em geral é que elas são grandes provedoras de antioxidantes. Essas moléculas são como um sistema de defesa de mísseis do corpo, evitando o dano de bombas moleculares chamadas radicais livres.

Funciona assim: para respirar, se mover ou comer, as células do corpo convertem alimento e oxigênio em energia. Essa reação química libera subprodutos nocivos, os radicais livres. Basicamente, eles são formas de oxigênio sem um elétron, altamente reativas.

Como os antioxidantes atuam?

Desesperados por aquele elétron que está faltando, os radicais livres o roubam das células normais, e nesse processo danificam a célula saudável e seu DNA. Esse dano eventualmente contribui para uma série de problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos, perda de memória e câncer.

Os antioxidantes, entretanto, interferem nesse processo dando aos radicais livres um dos seus próprios elétrons para estabilizá-los. Ou eles se combinam com os radicais livres para formar compostos diferentes e mais estáveis.

A importância dos alimentos frescos

Existem, ainda, enzimas antioxidantes que ajudam os radicais livres a reagirem com outras substâncias para produzir ainda outras, não tóxicas. Os antioxidantes, por exemplo, ajudam a evitar que o colesterol ruim, LDL, se torne mais grudento e forme as placas que obstruem as artérias.

São essas as razões pelas quais os órgãos de saúde insistem tanto para que as pessoas consumam mais produtos frescos: eles fornecem defesas permanentes contra o dano provocado pelos radicais livres nas artérias.

A seguir você conhecerá alguns dos principais antioxidantes, suas funções e fontes alimentares. Dessa forma, poderá montar uma dieta equilibrada, contendo essas poderosas moléculas. E se quiser, dê uma olhada neste menu completo repleto com antioxidantes para 7 dias!

Confira um guia com alimentos antioxidantes e dicas:

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Vitamina C

Função: Pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares (pelo fortalecimento das paredes dos vasos sanguíneos e prevenindo a aterosclerose) e certos tipos de câncer.

Também pode proteger contra catarata e gota; promove a cicatrização e a absorção de ferro; auxilia a imunidade.

Fonte alimentar: Frutas e sucos cítricos; melões e frutas silvestres; pimenta, brócolis, batatas; diversas outras frutas, legumes e verduras.

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Kuvona

Licopeno

Função: Pode proteger contra o câncer, incluindo o de próstata, estômago e pulmão.

Fonte alimentar: Tomate, pomelo, melancia, goiaba vermelha.


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Vitamina E

Função: Pode prevenir infartos do miocárdio e AVC, além de reduzir o risco de morte por câncer de bexiga.

Fonte alimentar: Ovos, óleos vegetais, castanhas e sementes; cereais fortificados.

→ Confira outros benefícios da Vitamina E aqui!


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Betacaroteno

Função: Ajuda a prevenir a cegueira noturna e a degeneração macular relacionada à idade.

Pode proteger contra certos tipos de câncer, especialmente o de pulmão; mantém pele, cabelo, gengivas, glândulas e ossos saudáveis.

Fonte alimentar: Frutas, legumes e verduras laranja, amarelos e verde-escuros, incluindo cenoura, batata-doce, abóbora, brócolis, couve, espinafre; damasco, pêssego e melão-cantalupo.

Confira todos os benefícios do betacaroteno aqui!