Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de agosto de 2019

O que é personalidade e qual a sua origem?

Entenda o que é personalidade e quais são as suas principais dimensões.

Imagem: jacoblund/iStock

A personalidade é a sua estrutura psicológica, a combinação única de características, padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que faz você ser quem é. Os elementos básicos dessa estrutura são iguais em todas as pessoas. Contudo, o modo como são reunidos é diferente em cada uma.

A personalidade é uma das áreas mais complexas e discutidas da Psicologia. Isso porque as teorias da personalidade têm muito a explicar: quais são os elementos fundamentais da personalidade, de onde vêm, como se integram, que grau de controle temos sobre eles e se sofrem maior influência de fatores hereditários ou ambientais. Existem várias teorias, mas nenhuma delas explica todos os aspectos da personalidade humana.

Qual é a origem da personalidade?

A personalidade é o resultado de uma combinação de fatores. Em primeiro lugar, os genes e os instintos (os produtos da herança genética e da evolução) são responsáveis pela matéria-prima da personalidade. Às vezes esse elemento é chamado de “temperamento” e independe do que nos acontece depois do nascimento – em outras palavras, o temperamento seria basicamente o mesmo qualquer que fosse o lugar e a época em que crescêssemos.

Em segundo lugar, a personalidade reflete a cultura e a sociedade de origem, o modo de criação e a influência da família, dos amigos e dos meios de comunicação. Por fim, as experiências e escolhas pessoais, o conhecimento adquirido e os efeitos dos eventos aleatórios e imprevisíveis influenciam a modelagem da personalidade e seu desenvolvimento posterior.

Os cinco traços principais

Uma das mais importantes teorias da personalidade é a “teoria dos traços”. Ela afirma que, assim como se pode descrever um objeto usando alguns aspectos básicos (como altura, largura, densidade, cor etc.), também é possível descrever a personalidade de alguém de acordo com alguns traços básicos. Esse processo pode ser comparado às cores: existem muitas diferentes, mas todas fazem parte de um único espectro e variam ao longo de uma dimensão (no caso das cores, o comprimento de onda).

Estudos exaustivos, empregando questionários conhecidos como inventários de personalidade, mostraram as cinco principais dimensões, ou traços, da personalidade. É claro que há outras formas de descrever a personalidade, mas quase todos os demais tipos de traços imagináveis são variações dessas cinco dimensões.

5 dimensões principais da personalidade

personalidade
Clem Onojeghuo/Unsplahs

1 - Amabilidade-antagonismo

Em uma ponta dessa dimensão estão as pessoas de bom temperamento, crédulas, cooperativas, modestas e altruístas, e na outra estão as egoístas, mal-humoradas, arrogantes, desconfiadas, exigentes, antipáticas e antissociais.

2 - Consciência-irresponsabilidade

Essa dimensão varia dos perfis responsáveis, organizados, esforçados, ordeiros e confiáveis, em um extremo, às personalidades precipitadas, impulsivas, irresponsáveis e inconsequentes no outro.

3 - Estabilidade-instabilidade emocional

Às vezes conhecida como neuroticismo, essa dimensão descreve o grau de tranquilidade ou ansiedade, relaxamento ou tensão, estabilidade ou volatilidade emocional, calma ou instabilidade.

4 - Extroversão-introversão

Dimensão que indica o grau de expansividade ou introversão e abrange um número expressivo de características relacionadas – alegre ou triste, loquaz ou taciturno, sociável ou retraído, categórico ou evasivo, ruidoso ou silencioso, e assim por diante.

5 - Abertura-fechamento a experiências

Essa dimensão refere-se ao grau de abertura a novas experiências, informações e sentimentos, bem como à reação à ambiguidade e incerteza, em oposição à preferência por situações familiares, simples, bem definidas e sem desafios.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close