Há fortes indícios de que uma criança acima do peso muito provavelmente se tornará um adulto obeso. Um motivo para a obesidade infantil pode ser o fato de a ingestão dos tipos errados de alimentos – refrigerantes e sucos açucarados, por exemplo – e a prática insuficiente de exercícios em tenra idade serem hábitos difíceis de perder quando se cresce.

Uma questão de peso

O número de crianças acima do peso e obesas está crescendo rapidamente e de forma alarmante. Essas estatísticas têm graves implicações:

  • As crianças estão agora sujeitas a uma epidemia de diabetes tipo 2, doença que outrora ocorria exclusivamente na meia-idade ou depois dela.
  • A epidemia de obesidade é mais prejudicial para as crianças de hoje que a exposição a tabaco, drogas e álcool combinados.
  • Sem mudanças importantes e aumento dos exercícios para queimar calorias, as crianças atualmente podem ter uma expectativa de vida mais curta que a de seus pais.

O papel dos pais

Pesquisas revelam que o ambiente familiar é um dos mais fortes no que diz respeito ao prognóstico de obesidade infantil. Um estudo descobriu que filhos de pais sedentários tinham mais probabilidade de engordar e ficar acima do peso que filhos de pais ativos. Portanto, uma criança com um dos pais obesos tem 40% de probabilidade de também se tornar obesa.

Por isso, se os pais forem desinformados ou displicentes em relação à alimentação saudável e praticarem poucos exercícios, eles vão expor seus filhos aos riscos de um estilo de vida favorável à obesidade. Ser um bom exemplo, comendo bem e praticando exercícios com regularidade, é essencial para ensinar às crianças o devido respeito por seu corpo.

Além disso, usar a comida como um método de controle comportamental também pode estimular atitudes erradas na criança. Se ela recebe doces ou chocolates como recompensa por bom comportamento, e dizem que ela deve comer todos os legumes para ganhar sobremesa, estão enviando mensagens sobre comida “boa” e “ruim” em uma idade muito precoce.

Torne-se proativo

Ser criativo no planejamento das refeições pode ser uma forma de introduzir sutilmente alimentos mais saudáveis na dieta da família. A maioria das crianças gosta da doçura natural de frutas frescas, então uma salada de frutas servida com iogurte desnatado é uma sobremesa deliciosa. Disfarçar comida saudável como “fast-food” também pode dar um excelente resultado: sanduíches caseiros usando pão integral, tomate fresco, alface crocante e hambúrgueres grelhados (feitos com carne moída magra de alta qualidade) proporcionam uma refeição saudável.

Também pode ser útil tentar reduzir aos poucos a quantidade de sal e açúcar acrescentada às receitas – as crianças provavelmente resistirão a mudanças drásticas, mas podem deixar de perceber uma diminuição lenta, mas constante.

Dê um bom exemplo

Especialistas em nutrição lhe dirão que o melhor lugar para comer uma refeição caseira é à mesa junto da família. Mas, na maior parte do tempo, para muitas pessoas, isso simplesmente não é viável. Você talvez tenha de sair correndo do trabalho e fazer outras tarefas. Por isso, quando você chega em casa, preparar o jantar pode ser uma tarefa impossível de ser cumprida.

Mas, na verdade, não existe motivo para não tentar fazer escolhas mais saudáveis para você e seus filhos. Eis algumas ideias:

  • Preste atenção às suas porções. Se você tiver de comer fast-food, escolha a menor porção possível, nunca a extragrande – por mais que ela pareça ser mais barata. Você economizará cerca de 190 kcal por refeição. Ou, melhor ainda, divida uma pequena porção com seus filhos.
  • Escolha o lugar com mais opções. Opte por lanchonetes que sirvam sanduíches e permitam a você e seus filhos escolherem o pão (escolha pão 100% integral), o molho (mostarda, um pouco de azeite de oliva, vinagre balsâmico ou sumo de limão), e onde você possa acrescentar recheios de vegetais. Selecione carnes mais saudáveis, como peito de frango sem pele (grelhado, não frito) ou peru e outras opções magras.
  • Salada em um prato extra, por favor. Sempre estimule seus filhos a pedirem uma salada extra e escolherem molho com baixo teor calórico. Isso ajudará a saciá-los e lhes dará uma porção extra de vegetais essenciais.
  • Pare nas lojas. Se você estiver levando seus filhos para passear, pare no supermercado primeiro para comprar água, vegetais cortados, homus, iogurte e queijo magro – até mesmo sushi e saladas. Sua família vai apreciar o piquenique ao ar livre, mesmo que vocês comam no carro.

Encontre o equilíbrio

Ao se tentar mudar os hábitos alimentares e de prática de exercícios das crianças, é importante evitar críticas e oferecer apoio e estímulo sempre. Crianças precisam sentir que estes bons hábitos são prazerosos e positivos, e não associados a sensações negativas. Também é possível tornar uma criança obcecada com o peso a ponto de crianças de apenas seis e sete anos começarem a fazer dieta. Equilíbrio é essencial, e mudanças graduais em vez de drásticas darão os melhores resultados de longo prazo.