Os carboidratos podem evitar doenças?

A maioria dos especialistas concorda que ingerir carboidratos sob a forma de refrigerantes e bebidas açucaradas, bolos e salgadinhos industrializados e

Redação | 8 de Julho de 2019 às 17:00

nicoletaionescu/iStock -

A maioria dos especialistas concorda que ingerir carboidratos sob a forma de refrigerantes e bebidas açucaradas, bolos e salgadinhos industrializados e doces eleva a glicose e a gordura (como os triglicerídeos) no sangue, aumentando a chance de o indivíduo apresentar diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer.

A dica é alimentar-se de “carboidratos inteligentes”. Comer grãos integrais, frutas, legumes e feijões dará ao seu organismo substâncias que combatem doenças. As estratégias abaixo poderão ajudá-lo a substituir os carboidratos refinados por opções mais saudáveis:

Diga sim para pães e cereais com a palavra integral no primeiro ingrediente.

Dê folga para as batatas. Ingerir batata inglesa e arroz branco faz a glicemia subir; ao contrário, acompanhamentos de grãos integrais como cevada, quinoa e triguilho mantêm os seus níveis de glicose mais baixos e estáveis.

Coma feijão no jantar algumas vezes por semana. Use-o em sopas, saladas, ensopados ou molho de macarrão, ou sirva-o como acompanhamento.

Beba chá gelado sem açúcar ou água. Além de acrescentar centenas de calorias engordativas, o refrigerante (mesmo o consumo de uma lata por dia!) está relacionado a risco elevado de diabetes, doença cardíaca e sobrepeso.