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Publicado em: 8 de outubro de 2020

PANC: saiba tudo sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais

Conheça 19 tipos de PANC e descubra como elas podem levar mais nutrientes para suas refeições

  • Pro2sound/iStock

    Peixinho

    Tem ação microbiana e é perfeito para tratar a tosse. Pode ser consumido frito ou empanado.


  • bonchan/iStock

    Beldroega

    Rica em ômega-3, é indicada no tratar problemas cardiovasculares. Pode ser consumida crua ou cozida.


  • Merinka/iStock

    Azedinha ou Vinagreira

    Apesar de ser altamente nutritiva, não pode ser consumida em grande quantidade, pois possui ácido oxálico. É uma boa opção para saladas, sucos, sopas, refogados e massas.

     


  • Tevarak/iStock

    Folha de batata-doce

    Grande fonte de antioxidantes e nutrientes. Entretanto, não pode ser consumida crua, pois são tóxicas, somente refogadas. É também um bom anti-inflamatório.

     


  • Nazrul Islam/iStock

    Mangará ou Coração de Bananeira

    Rico em nutriente, carboidratos e flavonóides. Somente a parte interna, que se assemelha ao palmito, deve ser consumida (assim que for colhido).

     


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    Capeba

    De sabor picante, deve ser consumida cozida. Além disso, é eficiente no tratamento e prevenção da infecção urinária.


  • Nora Tarvus/iStock

    Hibisco

    Dessa planta podem ser consumidas as flores, as sementes e as folhas novas, cozidas, cruas ou refogadas. Ótima fonte de ferro!


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    Dente-de-leão

    Muito além do chá, o dente-de-leão pode ser degustado em recheios, saladas e molhos. Além disso, é eficiente no tratamento de problemas digestivos.


  • Luiz Henrique Mendes/iStock

    Jacatupé

    Também conhecida como feijão-macuco e batata d’água, a jacatupé tem propriedade diuréticas e de combate à tosse. Somente suas raízes podem ser consumidas, a folhagem é tóxica.


  • Peera_Sathawirawong/iStock

    Taioba

    Rica em diversos nutrientes, é um bom antídoto contra prisão de ventre. Além disso, seu consumo pode prevenir a osteoporose, a anemia e problemas de visão.


  • panida wijitpanya/iStock

    Bertalha

    Essa folhagem pode ser degustada em diversos pratos quentes e também em saladas. Possui inúmeros nutrientes, como: vitaminas A, B, B2, B5 e C, cálcio e ferro.


  • Rodrigo Moreira/iStock

    Ora-pro-nóbis

    Possui alto teor de proteínas, fibras e vitaminas. Pode ser consumida em refogados, sucos e saladas. É um alimento que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e regular o intestino.


  • Arina_Bogachyova/iStock

    Capuchinha

    Suas folhas e flores podem ser consumidas cruas ou cozidas, em massas e saladas, por exemplo. Possui vitamina C, antocianinas, carotenoides e flavonoides.


  • Vaivirga/iStock

    Flor de abóbora

    Com um sabor levemente adocicado, a flor de abóbora é um alimento muito rico em ferro, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas. Traz inúmeros benefícios na prevenção de constipação intestinal, obesidade e aumento do colesterol ruim.

     


  • Alex Rodrigo Brondani/iStock

    Araçá-do-campo

    Essa é uma fruta da família da goiaba muito saborosa. Rica em antioxidantes, carboidratos, vitaminas e proteínas.

     


  • MIMOHE/iStock

    Picão branco

    Suas folhas podem ser um bom antídoto para desintoxicar e regenerar o sistema hepático. O picão branco pode ser consumido como chá. Grávidas não devem consumir essa planta, pois pode afetar o fluxo de urina.


  • Pedro_Turrini/iStock

    Trapoeraba

    Com grande poder anti-inflamatório e anti-reumática, as flores trapoeraba podem ser degustadas em saladas e refogados.


  • undefined undefined/iStock

    Begônia

    Além de lindas, as begônias também são nutritivas. Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou como parte do preparo de mousses e geleias.


  • Patarapong/iStock

    Chaya

    Rica em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas A e C, a chaya é uma planta que deve ser consumida somente cozida ou aferventada.


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