PANC: saiba tudo sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais
Conheça 19 tipos de PANC e descubra como elas podem levar mais nutrientes para suas refeições
-
Pro2sound/iStock
Peixinho
Tem ação microbiana e é perfeito para tratar a tosse. Pode ser consumido frito ou empanado.
-
bonchan/iStock
Beldroega
Rica em ômega-3, é indicada no tratar problemas cardiovasculares. Pode ser consumida crua ou cozida.
-
Merinka/iStock
Azedinha ou Vinagreira
Apesar de ser altamente nutritiva, não pode ser consumida em grande quantidade, pois possui ácido oxálico. É uma boa opção para saladas, sucos, sopas, refogados e massas.
-
Tevarak/iStock
Folha de batata-doce
Grande fonte de antioxidantes e nutrientes. Entretanto, não pode ser consumida crua, pois são tóxicas, somente refogadas. É também um bom anti-inflamatório.
-
Nazrul Islam/iStock
Mangará ou Coração de Bananeira
Rico em nutriente, carboidratos e flavonóides. Somente a parte interna, que se assemelha ao palmito, deve ser consumida (assim que for colhido).
-
NancyAyumi/iStock
Capeba
De sabor picante, deve ser consumida cozida. Além disso, é eficiente no tratamento e prevenção da infecção urinária.
-
Nora Tarvus/iStock
Hibisco
Dessa planta podem ser consumidas as flores, as sementes e as folhas novas, cozidas, cruas ou refogadas. Ótima fonte de ferro!
-
Tsekhmister/iStock
Dente-de-leão
Muito além do chá, o dente-de-leão pode ser degustado em recheios, saladas e molhos. Além disso, é eficiente no tratamento de problemas digestivos.
-
Luiz Henrique Mendes/iStock
Jacatupé
Também conhecida como feijão-macuco e batata d’água, a jacatupé tem propriedade diuréticas e de combate à tosse. Somente suas raízes podem ser consumidas, a folhagem é tóxica.
-
Peera_Sathawirawong/iStock
Taioba
Rica em diversos nutrientes, é um bom antídoto contra prisão de ventre. Além disso, seu consumo pode prevenir a osteoporose, a anemia e problemas de visão.
-
panida wijitpanya/iStock
Bertalha
Essa folhagem pode ser degustada em diversos pratos quentes e também em saladas. Possui inúmeros nutrientes, como: vitaminas A, B, B2, B5 e C, cálcio e ferro.
-
Rodrigo Moreira/iStock
Ora-pro-nóbis
Possui alto teor de proteínas, fibras e vitaminas. Pode ser consumida em refogados, sucos e saladas. É um alimento que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e regular o intestino.
-
Arina_Bogachyova/iStock
Capuchinha
Suas folhas e flores podem ser consumidas cruas ou cozidas, em massas e saladas, por exemplo. Possui vitamina C, antocianinas, carotenoides e flavonoides.
-
Vaivirga/iStock
Flor de abóbora
Com um sabor levemente adocicado, a flor de abóbora é um alimento muito rico em ferro, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas. Traz inúmeros benefícios na prevenção de constipação intestinal, obesidade e aumento do colesterol ruim.
-
Alex Rodrigo Brondani/iStock
Araçá-do-campo
Essa é uma fruta da família da goiaba muito saborosa. Rica em antioxidantes, carboidratos, vitaminas e proteínas.
-
MIMOHE/iStock
Picão branco
Suas folhas podem ser um bom antídoto para desintoxicar e regenerar o sistema hepático. O picão branco pode ser consumido como chá. Grávidas não devem consumir essa planta, pois pode afetar o fluxo de urina.
-
Pedro_Turrini/iStock
Trapoeraba
Com grande poder anti-inflamatório e anti-reumática, as flores trapoeraba podem ser degustadas em saladas e refogados.
-
undefined undefined/iStock
Begônia
Além de lindas, as begônias também são nutritivas. Podem ser consumidas cruas, em saladas, ou como parte do preparo de mousses e geleias.
-
Patarapong/iStock
Chaya
Rica em proteínas, ferro, cálcio e vitaminas A e C, a chaya é uma planta que deve ser consumida somente cozida ou aferventada.