11 perguntas que você deve fazer ao seu médico

Faça essas perguntas ao seu médico sobre o medicamento receitado e evite complicações futuras.

Redação | 20 de Fevereiro de 2018 às 17:00

SARINYAPINNGAM/iStock -

Ao  ouvir gravações de conversas entre 44 médicos e 185 pacientes, pesquisadores descobriram um silêncio perigoso com relação às prescrições de medicamentos. Quando os médicos receitaram novos medicamentos, deixaram de mencionar os efeitos colaterais em 65% das vezes, não disseram aos pacientes por quanto tempo eles deveriam tomar o novo remédio em 66% dos  casos, não deram instruções sobre a frequência com que os pacientes deveriam tomar o remédio em 42% das vezes e não explicaram o propósito do medicamento em 23% dos casos.

Às vezes, o médico deixa de dar informações sobre o uso do medicamento – e isso contribui para a má compreensão por parte dos pacientes, afirmam os pesquisadores. Tal lacuna na comunicação entre médico e paciente ajuda a explicar por que, na metade dos casos, as pessoas não seguem as instruções para tomar a medicação. E isso, por sua vez, pode contribuir para efeitos colaterais perigosos.

Uma recente revisão da Universidade de Manchester revelou que 6,5% das internações do Reino Unido se deviam a reações medicamentosas adversas, com índices mais elevados em idosos – mais propensos a tomar vários medicamentos para doenças crônicas. E tais reações adversas em geral se devem a erros de prescrição que podem ser evitados.

Então, certifique-se de que sabe o remédio que deve tomar, a dose correta, e verifique se o nome e a dose de cada medicamento conferem com a receita.

Para entender tudo quando receber a prescrição de um novo medicamento, faça estas perguntas:

1 – Qual é o nome do remédio? Trata-se da marca ou de um medicamento genérico?

2 – Por que ele está sendo prescrito?

3 – Como, quando e por quanto tempo devo tomá-lo?

4 – Vou precisar de outra receita futuramente?

5 – Quais são os efeitos colaterais, e o que devo fazer se tiver alguma reação?

6 – Em quanto tempo o remédio deve começar a fazer efeito? Como irei perceber isso?

8 – Preciso tomar o remédio até ele acabar ou posso parar quando me sentir melhor?

9 – Devo evitar algum tipo de alimento, bebida (inclusive alcoólica), medicamento ou suplemento enquanto tomo esse remédio?

10 – O que faço se eu esquecer de tomar uma dose?

11 – Esse medicamento interfere na eficácia de outros, como anticoncepcionais, por exemplo?