Praticar Ioga ajuda a emagrecer?

A prática de ioga tem se tornado bastante popular. Mas muita gente ainda têm dúvida se a ioga ajuda emagrecer ou não. Confira a resposta!

Redação | 18 de Maio de 2019 às 14:00

fizkes/iStock -

Não existe uma definição única de ioga. Ioga em sânscrito significa qualquer forma de conexão. O sábio Pantajali deu uma das melhores definições da ioga – ioga é o bloqueio das modificações mentais de modo que a pessoa volta a se identificar com o seu eu superior.

As práticas de ioga incluem posturas (asanas), respiração (pranayama), controle das forças sutis (mudra e bandha), limpeza do corpo-mente (shat karma), visualizações, canto de mantras e muitas formas de meditação.

Há dezenas de modalidades de ioga no planeta que propões diversos caminhos para estimular e regular a energia do ser humano. Essa energia é chamada kundalini.

Se pensarmos no problema da compulsão alimentar, do sedentarismo, da depressão, da falta de condicionamento físico e do estresse associados à obesidade, perceberemos como a prática da ioga pode ser benéfica.

Mas a ioga ajuda a emagrecer?

Como dissemos acima, existem várias modalidades de ioga, mas todas aumentam a força muscular, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, todas as modalidades de ioga aliviam a tensão, acalmam e promovem sentimentos de leveza. É preciso lembrar que o aumento da atividade física e o autoconhecimento são objetivos em si mesmos, e a perda de peso é um bônus. Para escolher a modalidade mais adequada para você, pense:

Seu objetivo é obter condicionamento físico e ficar em forma, além de aumentar a conexão mente-corpo?

Nesse caso, escolha uma modalidade mais vigorosa como power ioga, ashtanga ioga ou bikram ioga. Elas combinam uma série atlética de posturas em um treino vigoroso de todo o corpo.

Você tem uma doença crônica ou sofreu uma lesão recentemente?

Então comece com uma modalidade mais orientada para alinhamento corporal, como iyengar ioga, kripalu ioga ou viniyoga.

Seu objetivo primário é a meditação e a parte espiritual?

 Tente a kundalini ioga, que consiste em meditação, cantos e reflexões filosóficas.

Você é uma pessoa de meia-idade ou idosa e sem condicionamento físico?

Opte por modalidades mais orientadas para o alinhamento corporal.